Como o salmo deve ser cantado na Santa Missa?

Fábio Roniel fala como o salmo deve ser cantado na Santa Missa

A leitura meditativa de um salmo ou de um trecho do Antigo Testamento ou da epístola, é o mais antigo e importante salmo da missa: este elemento constitutivo da liturgia evangélica recorre à poesia inspirada para repetir sob forma lírica, diretamente universalizável e atualizável, a mensagem profética. É, finalmente, o lugar primeiro da cultura salmódica do povo cristão.

Como o salmo deve ser cantado na Santa Missa?

Fábio Roniel músico e membro da Comunidade Canção Nova. Foto:WesleyAlmeida/cancaonova.com

A primeira leitura é seguida do salmo responsorial, que é parte integrante da liturgia da palavra e tem, por si mesmo, grande importância litúrgica e pastoral, pois favorece a meditação da Palavra de Deus.
O salmo responsorial corresponde a cada leitura e habitualmente toma-se do Lecionário.
Convém que o salmo responsorial seja cantado, pelo menos no que se refere à resposta do povo. O salmista ou cantor do salmo, do ambão ou de outro lugar conveniente, recita os versículos do salmo; toda a assembleia escuta sentada, ou, de preferência, nele participa do modo costumado com o refrão, a não ser que o salmo seja recitado todo seguido, sem refrão. Todavia, para facilitar ao povo a resposta salmódica (refrão), fez-se, para os diferentes tempos e as várias categorias de Santos, uma seleção de responsórios e salmos, que podem ser utilizados, em vez do texto correspondente à leitura, quando o salmo é cantado.

Como o salmo deve ser cantado na missa?

Eliana Ribeiro cantando o salmo na Missa do Santuário Pai das Misericórdia. Foto:WesleyAlmeida/cancaonova.com

Se o salmo não puder ser cantado, recita-se do modo mais indicado para favorecer a meditação da palavra de Deus.
Em vez do salmo que vem indicado no Lecionário, também se pode cantar ou o responsório gradual tirado do Gradual Romano ou um salmo responsorial ou aleluiático do Gradual simples, na forma indicada nestes livros.

Referências:

CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO. Missal Romano. 12 ed. São Paulo: Paulus, 1997.

GELINEAU, JOSEPH. Canto e Música no Culto Cristão. Petrópolis: Vozes, 1968.

 

 


Fábio Roniel

Fábio Roniel é músico na qual atua como produtor técnico de shows, produtor musical, arranjador, tecladista e guitarrista.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo