A importância da harmonia entre os membros do coral

A regente do Coral Canção Nova, Juliana Moraes, fala sobre a importância da harmonia entre os membros do coral

Acredito que, antes de entrar no tema deste texto, é importante sabermos o que significa a palavra harmonia. Se formos pesquisar no dicionário a palavra “harmonia”, encontraremos as seguintes definições:

Substantivo feminino com origem do idioma grego, que indica uma concordância ou consonância tanto artístico quanto social. Alguns sinônimos de harmonia podem ser equilíbrio, ordem, acordo, concórdia, consonância, entendimento, conciliação etc.

 

A importância da harmonia entre os membros do coral

O segredo da harmonia entre os membros do coral está na disposição de cada um em buscar a sua conversão pessoal, a fim de, cada vez mais, poder dar o melhor de si para a missão. Foto: ArquivoCN/cancaonova.com

Estando, muitas vezes, relacionada ao universo da música, a harmonia musical indica a concordância ou combinação de vários sons simultâneos ou de acordes que são agradáveis ao ouvido. É interessante perceber que, tanto no sentido social quanto musical, existe a palavra concordância. Para que, de fato, haja harmonia entre os membros do coral, é preciso existir a concordância, ou seja, o desprendimento dos próprios conceitos, das próprias vontades visando o bem comum; afinal, se não caminharmos todos juntos na mesma direção, nosso trabalho estará fadado ao fracasso.

 

A importância da harmonia entre os membros do coral

Um coral que se encontra em harmonia está melhor preparado para a missão de evangelizar. Foto: Daniel Mafra/cancaocanova.com

Se formos mais longe, poderemos perceber que em todos os nossos relacionamentos precisamos buscar essa tão desejada harmonia, onde desenvolvemos a capacidade de dialogar, de despojar-se de si, perdoar, pedir perdão e respeitar o outro. Não podemos ser desencarnados quando pensamos em harmonia, achando que tudo é perfeito. Isso seria uma interpretação completamente equivocada da palavra. Sempre teremos as nossas divergências, afinal, somos diferentes. Em nosso meio, existem os mais “temperamentais”, os mais tranquilos, mais falantes e calados. Somos diferentes, mas, nas nossas diferenças, precisamos aprender a nos encontrar para que possamos nos enriquecer uns com os outros a partir daquilo que somos.

A importância da harmonia entre os membros do coral

Viver em harmonia é importante para qualquer tipo de relacionamento. A harmonia transforma a relação de amizade, homem e mulher, pai e filho. Foto: DanielMafra/cancaonova.com

O nosso trabalho, com o Coral Canção Nova, só está fluindo, porque nós nos acolhemos uns aos outros, respeitamo-nos, reconciliamo-nos, sobretudo, temos um objetivo único: evangelizar por meio da nossa música.

Precisamos ser sinceros uns com os outros. Não podemos mascarar situações, precisamos resolvê-las. Precisamos pedir perdão uns aos outros, inclusive o regente também precisa pedir perdão. Quantas vezes eu errei e erro! Quantas vezes eu magoo os meus coralistas, mas, como eu os amo, tenho toda a humildade de pedir perdão quando eu erro, afinal só é capaz de pedir perdão quem ama.

A importância da harmonia entre os membros do coral

”O nosso trabalho, hoje, com o Coral Canção Nova só está fluindo, porque nós nos acolhemos uns aos outros, respeitamo-nos, reconciliamo-nos e, sobretudo, temos um objetivo único: evangelizar por meio da nossa música”, Juliana Moraes. Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Posso dizer que o segredo da harmonia entre os membros do coral está na disposição de cada um em buscar a sua conversão pessoal, a fim de que, cada vez mais, eu possa dar o melhor de mim para a missão. Uma pessoa integrada promove a harmonia.

Coral Canção Nova Clipa Oficial: Santo 

 

A importância da harmonia entre os membros do coral

Adquira o CD Na Santa Eucaristia na Loja Virtual. Foto: Divulgação

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

Este conteúdo foi plublicado na(s) categoria(s) Formação.
↑ topo