FORMAÇÃO

Música que cura e liberta

A música é o instrumento mais eficaz de cura e libertação ou de doença e opressão

 “Está bem, respondeu Saul, procurai-me um bom músico e trazei-mo. E sempre que o espírito mau de Deus acometia o rei, Davi tomava a harpa e tocava. Saul acalmava-se, sentia-se aliviado e o espírito mau o deixava.” (I Samuel 16, 17.23)

O mundo sabe o valor da música. O nosso consciente capta tudo que acontece, mas como ele não armazena tudo, passa para o subconsciente. Depois, vai para o inconsciente e dali não sai mais. O único jeito de intervir no inconsciente de uma pessoa é por meio da cura interior. Por melhor que as terapias sejam, elas só ajudam a abrir caminho, mas não têm o poder de tirar uma marca do inconsciente.

A Bíblia, principalmente nesse trecho, está nos dando uma técnica de cura interior, que é você colocar agora, por cima dessa experiência negativa, uma experiência positiva. Com certeza, foi o Espírito Santo quem iluminou esse servo de Saul a chamar alguém que fosse bom músico, para a hora em que fosse tomado por aquele espírito maligno.

O músico precisa constantemente alimentar sua espiritualidade.

Músico sem espiritualidade é uma tragédia!

Nós precisamos nos convencer, porque achamos que por ser músico não podemos mostrar as nossas próprias fraquezas. Um músico sem espiritualidade é uma tragédia! Se uma coisa é certa na música, é que um músico cheio de si dá dó. Quando um músico se acha o máximo, ele não tem mais conteúdo. Quando um músico perde a unção, ele vai perdendo a técnica. Quem tem um porquê enfrenta qualquer como. Quem tem uma meta enfrenta tudo pra alcançá-la.

Cuidado com os aplausos, eles nos tiram a honestidade. A música pode ser um lindo instrumento de cura interior, como pode ser uma arma nas mãos do encardido, para nos roubar a verdadeira alegria. Na Bíblia, temos a beleza curadora dos Salmos, hinos que devem ser cantados, pois Jesus cantava os Salmos. Logo, se quisermos viver a graça da cura interior, precisamos de uma trilha sonora que nos cure e fortaleça. O mundo sabe aproveitar muito bem a força das canções. Atualmente, cria-se música para espalhar o ódio e até música dedicadas ao demônio, com isso a própria arte vai sendo deixada de lado, e é isso que devemos combater.

Quem tem cantado com você?

Se você se alimenta de música de cura, você vai ser uma pessoa curada. O ser humano é aquilo que ouve. O que você escuta o levanta ou afunda. O que você escuta o cura ou joga dentro do poço. Na hora em que você começa a cantar, nunca está sozinho, pois ou o encardido ou seu anjo da guarda está cantando com você.

Quem tem cantado com você? O bom músico precisa ter bons ouvidos, mas que para isso precisa saber fazer silêncio. Enquanto o jovem não for um especialista do silêncio, ele não vai saber ouvir. Escolha a música que vai ser trilha sonora na sua vida, deixe essa canção entrar pelo seu ouvido. Remoa essa canção dentro de você, é preciso criar um trilha sonora para sua vida.

É preciso se alimentar de uma música que cura.

Não dá para falar da música sem falar da Igreja Católica. Assuma um valor que é seu! Se nós temos a música como grande patrimônio cultural da humanidade, é graças à Igreja. Você já parou para pensar que, se não fosse a ação do Espírito Santo, não seria possível criar uma música? Ela traz um cunho espiritual profundo.

Uma experiência mística é o que está faltando para muitos dos músicos. Músico que não não tem mística é um executador de som, mas ele não cresceu, porque faltou silêncio para gestar. A vida é gestada no silêncio. Toda a canção precisa ser gestada no silêncio do seu coração. Tudo aquilo que existe de concreto na vida primeiro foi gestado no coração. Lá, no inconsciente profundo, existe um lugar que nunca nenhum pecado poderá atingir. Por mais coisas erradas que você já tenha feito, essa área é intocável, é onde se encontra o código original de imagem e semelhança de Deus, é onde Deus deixou Sua marca definitiva. É essa marca que o Senhor vai reencontrar no céu, porque nos não perdemos nunca.

Enquanto você não encontrar o melhor dentro de si, você vai continuar produzindo essas músicas, que não fazem crescer. Faça uma música que cura e liberta.

 

Pe. Léo
Fundador da Comunidade Bethânia

 

 

 

Pregação realizada dia 15/11/05 no Acampamento para Músicos.
Adaptação: Renata Santiago

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

Este conteúdo foi plublicado na(s) categoria(s) Formação.
↑ topo