Formação

Ouvi a minha voz, e assim serei o vosso Deus - Saulo Macena

Ouvi a minha voz, e assim serei o vosso Deus – com Saulo Macena

Ouvi a minha voz, e assim serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo. Segui o caminho que vos indidico e sereis felizes. Por que Deus exortou o povo através dessa passagem? Deus fala ao coração de Jeremias, que é um profeta, e ele recebe essa exortação, essa palavra do Senhor. Deus manda Jeremias ir ao tempo, abrir a boca e falar para o povo. Só que ele não foi falar algo que a princípio é gostoso de ouvir. 

Essa passagem é conhecida como o sermão do templo e marca o advento de uma série de quatro oráculos – esse é o primeiro. O povo daquela época não tinha a ideia de que o templo e a cidade de Jerusalém eram para eles amuletos. Porque na época da oração para os judeus eles foram planejados, ou principalmente nos templos sem concepção da oração para os judeus, porque eles poderiam viver a vida como eles planejaram – porque eles poderiam viver a vida como os iriam planejar – os porque eles poderiam pensar na época.

Eles já tinham essa dimensão mesmo não tendo ainda a mensagem concreta que viria depois, na pessoa de Jesus. Então, Deus mandou Jeremias ir ao templo. Deveria na época estar lotado, eles estavam fazendo as práticas comuns da época, lendo a palavra, fazendo as orações daquele tempo. E aí do nada chega e começa a apontar os erros.

Ele fala para não explorar o estrangeiro – as pessoas que não eram dali por vezes até pagavam impostos mais caros -; fala para não explorar o órfão e a viúva – que tinha que mendigar nas ruas. O interessante é que hoje nós também vemos isso. A gente até diz que dentro da igreja sempre tem cachorro, bêbado, as pessoas necessitadas estão sempre à porta da igreja. Porque? Porque a casa de Deus – desde lá atrás – é um local que eu sei que eu posso ir e que eu vou ser acolhido.

Então o templo também tinha essa realidade. Com os mais fragilizados economicamente. E aqueles que eram considerados impuros dentro da lei da época nem podiam entrar no templo, ficavam na porta. Aquela multidão de pessoas na porta – várias curas acontecendo na porta do templo, e não dentro dele.

E eu te convido a pensar: como está a tua vida hoje, agora? Porque muitos de nós corremos risco. precisamos viver uma espiritualidade onde nós buscamos os meios de chegar a Deus. De alimentar a minha vida em Deus.

 

Para conferir a pregação “Ouvi a minha voz, e assim serei o vosso Deus” completa:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.