Quero aprender a tocar um instrumento musical. Como devo escolher?

Regente do Coral Canção Nova dá dicas de escolha na hora de aprender a tocar um instrumento musical 

Quando o assunto é sobre o aprender a tocar um instrumento musical, são muitas as opções. Mas como saber qual escolher? Qual instrumento é melhor aprender primeiro?

Juliana Moraes – Regente do Coral Canção Nova
Redação

São tantos os instrumentos musicais que às vezes a gente tem vontade de aprender a tocar vários deles.

Dentro de uma orquestra por exemplo existem as “famílias das cordas” que são os violinos, as violas, os violoncelos e os contrabaixos. Temos também a “família dos metais” que são os trompetes, os trombones, as trompas e as tubas. Na “famílias das madeiras” encontramos a flauta transversal, o oboé, o clarinete, o fagote. Temos ainda a percussão erudita com os tímpanos, xilofones, vibrafones, marimbas, pratos, etc.

Saindo da orquestra vamos agora para uma banda de rock ou ainda o pop. O que encontramos?

Guitarras, bateria, baixo, piano, violão. Se formos para o samba encontraremos o cavaquinho, o banjo, os mais diversos instrumentos de percussão como o pandeiro, por exemplo. Se formos para o forró encontraremos o acordeon, a zabumba, o triângulo. Se formos para a música instrumental encontraremos o saxofone, dentre tantos outros instrumentos.

Por que eu comecei o texto com essa extensa introdução? Porque o estilo de música que eu aprecio, que eu desejo tocar, me dá uma direção de qual instrumento eu quero escolher para estudar.

Se você já tem uma admiração específica por algum instrumento, sugiro que você comece por ele. Não há necessidade de você começar por um outro instrumento quando você já tem uma preferência definida.

No caso das crianças, é sempre muito interessante o incentivo à música, porém não pode ser algo imposto. Se ela por si só demonstra um sincero desejo de aprender a tocar piano, por exemplo, ela já pode começar a estudá-lo, pois a capacidade de aprendizado das crianças é muito rápida, principalmente se ela tem o dom da música. Quantos prodígios temos na história da música. Mozart começou a tocar piano com praticamente cinco anos de idade, e vejam o grande músico e compositor que ele se tornou. Ele deixou sua marca na história da música.

Quero aprender a tocar um instrumento. Como devo escolher?

No caso das crianças, é sempre muito interessante o incentivo à música, porém não pode ser algo imposto, as crianças possuem facilidade em aprender. Foto:DanielMafra/cancaonova.com

O povo brasileiro, de um modo geral, tem uma tendência muito grande de contar apenas com o talento. O talento é um maravilhoso atributo dado por Deus ao músico, porém, a evolução de dom passa pelo estudo aprimorado. Portanto, se você é autodidata, ou se tenta fazer aulas pelo youtube, sugiro que procure além disso uma boa escola de música, ou um conservatório onde você possa investir no seu aprendizado.

O talento é um maravilhoso atributo dado por Deus ao músico, porém, a evolução do talento passa pelo estudo aprimorado. É necessário estudar e se aprimorar nas técnicas independente do instrumento que você toque. Foto:DanielMafra/cancaonova.com

O talento é um maravilhoso atributo dado por Deus ao músico, porém, a evolução do talento passa pelo estudo aprimorado. É necessário estudar e se aprimorar nas técnicas independente do instrumento que você toque. Foto:DanielMafra/cancaonova.com

Lembre-se que a escolha é sempre sua. Não aprenda a tocar um instrumento porque alguém sugeriu a você esse instrumento. Procure apreciar a sonoridades dos instrumentos, perceba o que o som de determinados instrumentos gera em você. Tudo isso vai te ajudar a escolher o instrumento certo e aí foque nos estudos e siga em frente.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

Este conteúdo foi plublicado na(s) categoria(s) Formação.
↑ topo