Festivo

Assunção de Nossa Senhora em Canções

Conhece a história da Assunção de Nossa Senhora? Confira tudo o que separamos para vocês.

 

A Assunção da Virgem Maria aos céus é um dos quatro dogmas Marianos, o último a ser proclamado. No dia 1º de novembro de 1950, por meio da Constituição Apostólica “Munificentissimus Deus”, Pio XII declara que “a Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”.

Nossa Senhora estava na faixa dos 50 anos quando seu filho Jesus ascendeu aos céus. Ela havia passado pela perda do esposo, pelo abandono e a pobreza, perseguição dos romanos, e então o maior sofrimento: a perda de Jesus para a cruz. São Bernardo e São Francisco de Sales consideram o amor ao filho e a dor da perda como causa da morte da mãe.

 

O dogma de fé da Assunção é uma “verdade doutrinal”, e se relaciona ao mistério da nossa própria salvação, a salvação de toda a humanidade.

 

Diferentemente da nossa redenção, que ocorreu no fim dos dias, com a segunda vinda do Senhor, a redenção de Maria já aconteceu. Tendo nascido sem pecado, após a sua morte, seu corpo subiu ao céu junto da alma ficando assim próxima do filho que tanto ama. E Deus, estabelecendo-a na glória celeste, a proclamou Rainha do Universo.

O Salmo cantado na Solenidade da Festa da Assunção é o salmo 44 – “À vossa direita se encontra a rainha, com veste esplendente de ouro de Ofir”. Que você pode conferir agora mesmo, acessando este link.

 

A Assunção de Maria citada na Bíblia 

O dogma da Assunção da Virgem Maria não aparece nitidamente com todos os detalhes em apenas um texto bíblico. A passagem mais considerada é a do livro do Apocalipse, capítulo 12, versículos do 1 ao 5: “Então, apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés e, sobre a cabeça, uma coroa de doze estrelas”. 

 

O sentido da Assunção refere-se ao mérito que Maria tem perante Deus. Representa a glorificação que Ele deu a ela a partir das dores que foram oferecidas através do sofrimento.

O corpo de Maria foi glorificado, junto à alma, e essa é a essência do dogma da Assunção. Ela foi elevada ao céu com as qualidades e dons humanos, porém com sua alma virginal intacta, sem pecado, como uma ressurreição imediata, e símbolo de esperança para todos nós. 

 

 

 

Confira as canções que selecionamos para te ajudar a viver a Assunção de Nossa Senhora

Existem inúmeras canções Marianas, especialmente na Comunidade Canção Nova. Porém, quando se trata de canções que falam da Assunção e de outros dogmas Marianos, uma música do Padre Marcelo Rossi se destaca. Confira esta versão de “Quem é esta que avança como aurora”,  interpretada por Juliana de Paula.

 

Confira abaixo a letra da música:

Quem é esta que avança como aurora 

Padre Marcelo Rossi

 

Quem é esta que avança como aurora 

Temível como exército em ordem de batalha

Brilhante como o sol e como a lua 

Mostrando o caminho aos filhos seus 

 

Ah, ah, ah, minha alma glorifica ao Senhor 

Meu Espírito exulta 

Em Deus, meu Salvador 

 

Quem é esta que avança como aurora 

Temível como exército em ordem de batalha 

Brilhante como o sol e como a lua 

Mostrando o caminho aos filhos seus 

 

Ah, ah, ah, minha alma glorifica ao Senhor

Meu Espírito exulta

Em Deus, meu Salvador

Selecionamos algumas outras canções do Padre Marcelo Rossi, para ajudá-lo a meditar a importância, a devoção e o carinho que devemos ter com Maria, a Mãe de Deus e também nossa.

 

Ouça mais:

 

Leia Mais:

https://musica.cancaonova.com/liturgia/repertorio-para-o-domingo-da-assuncao-de-nossa-senhora/

https://formacao.cancaonova.com/nossa-senhora/dogma/conheca-os-motivos-pelos-quais-a-igreja-proclamou-a-assuncao-de-nossa-senhora/

https://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/advento/festa-da-assuncao-de-nossa-senhora/

https://formacao.cancaonova.com/nossa-senhora/dogma/solenidade-da-assuncao-de-maria/

 

 

Suelen Barros

Conteúdo Digital

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.