Formação

Davi: músico e compositor

Davi, músico e compositor – A vida ministerial exige oração e técnica – com Walmir Alencar 

Há músicos que, à medida que o tempo passa, a gente percebe que melhoram. Estou falando da parte técnica. E há outros músicos que, ano a ano, a gente percebe que continuaram do mesmo jeitinho. Mas há duas características, nesses dois tipos de músicos, que nós podemos dizer que são a mesma coisa. 

A primeira é que, mesmo a pessoa que não se dedica tanto, tem o desejo de que a sua música dê certo. A segunda é que o ministério não é fácil, mesmo para quem se dedica. Talvez seja por isso que muitos não veem a música como profissão, porque eles percebem que é apenas cantar. 

Davi, era um músico e compositor, e alegrava o rei com as suas canções. A gente pensa em música como uma coisa alegre. E eu fico me lembrando das coisas que a gente vive na missão, nas viagens difíceis, para a gente chegar a algum lugar. “Ah, mas vocês vivem andando de avião”. Se a gente tivesse que escolher entre um hotel e a nossa casa, é claro que eu quero ficar com a minha família, com os meus cachorros etc.

Em questão de gravação, eu costumo dizer que a gente perde o cérebro. A gente se esforça tanto, que perde o cérebro, e precisa descansar. Trabalhar com ministério de música não é fácil. Gente, todos nós, de alguma forma, sofremos quando assumimos o ministério de música, ainda que você só toque violão e cante na missa. Ninguém escapa, não precisa ser famoso, ter agenda cheia. 

Mesmo na paróquia tem pessoas que não são entendidas no seu ministério. Essa pessoa também passa por dificuldades. E é por isso que você talvez não entenda. Talvez você não seja músico. Nunca teve a experiência de cantar em algum lugar, de gravar. Eu quis começar dessa maneira para inteirá-lo sobre as dificuldades. A gente pode ir além. Você que não é músico, pode ajudar, tentando compreender o ministério de música.

Há uma maneira também de nós músicos seguirmos em frente sem a preocupação com os sofrimentos. Seja qual for a sua realidade, o seu ministério pode dar certo. Quero provar para você, a partir da vida de Davi, que o seu ministério pode dar certo. Ainda que seja simples, paroquial, ou então com algumas músicas gravadas, se você quer ir além, pode dar certo.

Vamos falar um pouco sobre Davi, músico e compositor. Foi criado como pastor de ovelhas no campo. Mesmo quando já cantava e tocava, ele ainda ia pastorear as ovelhas. A gente se identifica com isso. Muitas vezes, sai em missão. E também tem que trabalhar depois. Faz outras coisas além da missa. 

Davi lutou com um urso, com um leão, com o gigante Golias – e venceu. Quanta coisa Davi conseguiu! E depois que ele venceu Golias, a sua popularidade cresceu muito. Davi era um grande músico, tocava harpa na corte do rei Saul. Era salmista. Um exímio compositor – mais de 70 salmos foram compostos por ele -, conhecido como “o doce salmista de Israel”. E eu me lembro de uma outra característica também, Davi era um homem segundo o coração de Deus.

Mas e a vida particular dele? Ele amava a música, mas será que ele amava só a música? Davi vivia em uma família de conflitos, de muitas coisas ruins, intrigas e conspirações. Ele teve muitas esposas durante a vida, e caiu em adultério. Esse era o Davi, um músico conhecido, o grande compositor, como podia ser isso? Com tantas dificuldades em sua vida. Eu sei que você se identifica com Davi. Nós, muitas vezes, erramos no nosso ministério, pecamos. E como Davi era o querido de Deus, e vencia todas as batalhas?

Diz a Palavra que ele se arrependia imediatamente dos seus erros. E Deus estava com ele. Davi sempre consultava Deus, perguntava para Ele o que fazer – e depois cumpria. Seguia aquilo que o Senhor dizia. E chegou a ser rei. Deus o escolheu. De pastor de ovelhas para pastor do povo de Deus.

É maravilhoso a gente pensar em como um ministério pode dar certo. Tudo bem você se identificar com as dificuldades, mas você se identifica com o coração de Davi? Quando você tem alguma dificuldade, você consulta o Senhor? Dono de tudo, dono da obra, dono do seu ministério. 

Quando você quer gravar uma canção ou um CD, você consulta o Senhor? Você canta para Ele? Você vai até a capela e fala “aqui está a música que o Senhor me inspirou. Está ficando boa, não é Senhor?”. E vai orando, porque a oração é conversar com Deus. Você não pode pensar que Ele já conhece a música, e que por isso você não tem que mostrar. Cadê a sua amizade com Deus?

Davi era amigo de Deus. Tinha intimidade com Ele. Existia muito mais do que aquelas pessoas que o conheciam pela popularidade sabiam. O Senhor enxergou o mais profundo do coração de Davi, daquele servo, daquele simples pastor de ovelhas, que fazia tudo com muito amor e com muita alegria.

E Deus vê muito mais no seu coração também de músico e compositor. Você precisa orar, pegar a palavra. Talvez a gente não chegue a ser a pessoa mais famosa do Brasil na música católica, mas outra característica que nós podemos ter, é ser aquele e aquela conforme o coração de Deus.

 

Para conferir a pregação “Davi: músico e compositor” completa acesse:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.