Ir além

Dicas para compor músicas

Como compor?

Falando sobre composições, as músicas partem sempre de uma experiência. Seja com Deus, seja com uma pessoa, a música expressa sempre algo que vivemos ou contemplamos. A música tem o nosso jeito, nosso estilo, ela leva um pouco de nós para aqueles que a escutam.

Existem pessoas que têm o dom de cantar, outras para tocar um instrumento, outras para compor, e nem sempre o compositor é um músico, mas existe uma semelhança com o músico. O compositor, assim como o músico, externa o que vive, na música. É belo isso! 

Dicasparacompormusicas

Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Pois bem, se quero compor músicas que falam de Deus, tudo precisa partir de uma experiência com Ele. A partir da experiência de uma vida com o Senhor, me encho dessa realidade. Quanto mais cheio de Deus eu estiver, mais transbordo o que está dentro de mim, e assim se possuo o dom para compor, quantas belas canções surgirão. A partir de graças ou de sofrimentos vividos, tudo é matéria prima para composição.

Nossas composições precisam ir além, as águas mais profundas. Professar a fé com propriedade, com conhecimento e cantar o que cremos.

Outro ponto importante são as composições de músicas litúrgicas. Nem toda canção é litúrgica, ou seja, nem todas as músicas belas que são cristãs, são corretas para serem usadas na Santa Missa. Para isso a igreja nos dá direções em seus documentos que abordam a animação litúrgica.

Cante as experiências vividas com nosso Deus. Não deixe de compartilhar as maravilhas e os feitos Dele em sua vida!

Se Deus lhe capacitou com esse dom de compor, deixe o seu interior comunicar o belo do seu coração e boas composições para você!

 


André Florêncio

André Florêncio, André Florêncio é músico, cantor, animador, instrumentista e missionário da Comunidade Canção Nova. Fez curso de aperfeiçoamento na EMESP, gravou seu cd solo “Meu encontro” e é autor do livro “Musica: chamado e serviço”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo