Dunga fala da importância dos jovens músicos para a Igreja

Missionário e cantor da Comunidade Canção Nova, Dunga fala sobre a importância dos jovens músicos para a Igreja Católica

A Igreja precisa contar com a ajuda da juventude na evangelização, e a forma mais eficaz de chegar ao coração do jovem é, sem dúvida, a música. Desde a barriga de nossas mães, nós as ouvimos cantarolando; depois, já no colo delas, também as escutamos cantar. Quando crescemos, inventamos músicas para guardar as fórmulas de Física, de Matemática. Depois, vem aquela música que nos lembra o primeiro amor, a primeira vez que nosso coração se apaixonou. Mais tarde, temos a música da nossa conversão, aquela que nos levou para Deus. Quando nos tornamos adultos, lembramo-nos de todas essas músicas e fazemos memória da nossa história.

A importância dos jovens músicos para a Igreja Católica

Dunga, missionário e cantor da Comunidade Canção Nova, trabalha com a juventude e reconhece a importância dos jovens para a evangelização na Igreja Católica. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

A música, portanto, é tremendamente eficaz, ainda mais quando se trata da música católica, que é recheada de dogma, Doutrina e tradição bíblica, da Palavra de Deus, de devoção a Nossa Senhora e aos santos. Então, é um assunto realmente denso! Quando a pessoa se propõe a fazer uma composição, a gravar um CD, a fazer uma música temática, ela tem uma imensidão de assuntos que podem ser pesquisados! E a música católica é uma grande fonte de evangelização.

A Igreja pode e deve contar com a juventude para a evangelização por meio da música, pois, cada vez mais, temos em nosso meio jovens talentosos, músicos instrumentistas, arranjadores, cantores, intérpretes. Hoje, temos estúdios, gravadoras, profissionais em todas as áreas, que podem fazer, com muita qualidade, um trabalho musical, o qual, depois de pronto, pode ser usado nas Missas, grupos de oração, grandes encontros, movimentos e eventos como a Jornada Mundial da Juventude.

A importância dos jovens músicos para a Igreja Católica

O futuro da evangelização está na juventude. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Eu, que participei de seis Jornadas Mundiais, tenho as seis músicas-temas das jornadas gravadas em meu coração. Quando as escuto, meu coração vibra de saudade das amizades que fiz, das palavras ditas pelos Papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco. Percebemos, assim, que a música é realmente uma forma, sem igual, de impregnação da Palavra de Deus no coração. A música é um catalizador, que potencializa as informações que nós recebemos na homilia da Missa, nas três leituras no domingo, no estudo bíblico que fazemos; enfim, a música católica está muito bem servida hoje, e a juventude é, sem dúvida, a protagonista deste tempo novo de evangelização.

A importância dos jovens músicos para a Igreja Católica

Jovem, a Igreja Católica precisa de você! Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

A juventude é o nosso futuro, é o futuro da música e da evangelização, por isso precisamos, cada dia mais, envolver nossos jovens e dar a eles a oportunidade de serem bocas de Deus para o mundo.

 

A importância dos jovens músicos para a Igreja Católica

Adquira o mais novo CD do Dunga ‘A Festa Começou’ na Loja Canção Nova.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

Este conteúdo foi plublicado na(s) categoria(s) Formação.
↑ topo