Formação

O dogma da Assunção da Virgem Maria

Primeiro, nós podemos pensar: o que é um dogma? Muitos católicos não sabem. Um dogma é uma verdade de fé absoluta, definitiva, infalível, irrevogável, inquestionável, revelada por Deus através das Sagradas Escrituras ou da Sagrada Tradição. 

Claro que para se proclamar um dogma requer muito estudo, muitas reuniões para chegar a uma definição que é de fé, que vem através da Sagrada Escritura ou da Tradição. E o dogma da Assunção de Maria você não vai encontrar na Bíblia, você vai encontrar na tradição.

Quando se fala de Assunção, nós pensamos o que aconteceu com a Virgem Maria. Com a Virgem Maria aconteceu, como dizem, uma dormição. Ela experimentou a morte sim, mas não foi uma morte que corrompeu. A Santíssima Virgem Maria, pouco depois de sua morte e sua ressurreição, então ela morreu e ressuscitou imediatamente. E foi levada de corpo e alma ao céu, para cima dos santos e dos anjos, por isso que Maria é coroada também como rainha do céu e da terra.  Jesus fez a Ascensão, Ele se elevou; Maria foi levada pelos anjos aos céus.

São João Paulo II vai dizer que o dogma da Assunção afirma que o corpo de Maria foi glorificado depois de sua morte. Com efeito, enquanto dos demais homens a ressurreição será no dia do fim do mundo, ou na escatologia, no fim de sua vida. Na segunda vinda de Jesus Cristo, os homens que morreram vão experimentar a ressurreição. Maria não, ela já experimentou.   

Por isso que nós temos uma grande intercessora no céu, porque Maria, também por ser mãe, mas era humana, o corpo foi glorificado, e ela já está junto do seu filho Jesus. Por isso que o nosso amor por Maria precisa ser cada vez maior. O nosso amor por ela não substitui Jesus, porque Jesus tem a primazia e sempre terá a primazia. Mas Maria é essa que com o corpo, corpo humano, glorificado, está no céu. 

Jesus assumiu a nossa carne, ressuscitou e está no céu. Maria também, da nossa carne, experimentou essa passagem, morreu, ressuscitou e foi levada aos céus. E por isso que nós podemos recorrer à nossa querida mãe.

O papa emérito Bento XVI vai dizer: nesta solenidade da Assunção contemplamos Maria, ela nos enche de esperança. Se um corpo humano já foi glorificado está ao lado de Jesus nos abre esperança e nos garante um futuro repleto de alegria. Maria quer que também estejamos lá, no céu com ela e nos ensina qual é o caminho para alcançar essa vida eterna. Seguindo os passos de Jesus, aderindo Jesus como Senhor da sua vida, e Maria bem soube viver isso.

Além de conceber em primeiro lugar Jesus no seu ventre, mas Maria concebeu em seu coração. Em sua vida, Maria, uma mulher entregue totalmente à vontade do Senhor. Para que possamos acolher na fé o seu filho Jesus. Maria nos ensina que a nossa alegria está onde está o nosso Senhor, no céu. 

Por isso que cada dia nós precisamos purificar o nosso coração e purificar nossa vida para vivermos e buscarmos viver onde Maria está no céu. Mas, como eu falei, o dogma da assunção de Maria vem muito antes. Antes de 1950 ser proclamado já se celebrava a festa da Assunção de Maria. Desde o século sétimo, já se celebrava a festa da Assunção de Maria. 

   

 

Para conferir a pregação completa “O dogma da Assunção da Virgem Maria” acesse:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.