Festivo

Natividade de Nossa Senhora

Natividade de Nossa Senhora – conheça história e confira as canções que destacamos

 

No dia 8 de setembro é celebrada a Festa Litúrgica da Natividade de Nossa Senhora, nove meses depois da comemoração da Imaculada Conceição. Uma comemoração incomum, considerando que a Igreja opta mais por celebrar as datas dos falecimentos dos santos do que os nascimentos. Este é um dos fatores que demonstra a importância da Natividade de Maria.

Em 1245, durante o Concílio de Lyon, o Papa Inocêncio IV oficializou essa festividade. O nascimento da virgem Maria cumpre uma profecia de Isaías: “Da cepa dez vezes secular de Jessé, da raiz de Davi, brotará um novo ramo!” Esse ramo seria Maria, e deste ramo nasceria o Salvador, como ilustrado na canção:

A Festa da Natividade de Nossa Senhora possui um significado muito maior do que marcar o nascimento de Maria – ela marca o início da realização dos planos de Deus. Além de ser a escolhida para mãe de Jesus, Maria também foi designada nossa mãe – e rainha dos céus -, por isso recorremos a ela. Nosso consolo, e caminho para alcançar Jesus.

 

Natividade de Nossa Senhora - conheça história e confira as canções que destacamos

Natividade de Nossa Senhora – conheça história e confira as canções que destacamos

 

A virgem estava destinada a ser a mãe do filho de Deus. Ela nasceu para isso, para gerar o Redentor da Humanidade. O plano do Senhor começou já na Imaculada Conceição – Maria concebida sem pecado, e mantida virgem antes, durante e depois do parto.

Todos esses planos se iniciaram no nascimento de Nossa Senhora. Essa é a importância e o motivo da Festa da Natividade. Outra razão para se comemorar é o milagre do fruto de um casal já em idade avançada e considerado estéril – São Joaquim e Sant’Ana.

 

Trecho do Sermão do Nascimento da Mãe de Deus

Padre Antônio Vieira

“Perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para Senhora da Consolação; perguntai aos tristes, dirão que nasce para Senhora dos Prazeres; perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança”.

 

A Natividade de Nossa Senhora está presente na Bíblia na seguinte passagem:

Evangelho (Mt 1,18-23)

23ª Semana do Tempo Comum | Natividade de Nossa Senhora

 

Você pode conferir também a nossa sugestão de melodia para o salmo 44, da 23ª Semana do Tempo Comum, na voz de Emanuel Stênio, clicando neste link:

 

Leia Mais:

A alegria na Natividade de Maria

Confira a história da Natividade de Nossa Senhora

Orações a Nossa Senhora da Natividade

Natividade de Nossa Senhora – Formação

Novena a Natividade de Nossa Senhora – Oração

 

Confira também:

Trouxemos algumas canções para te ajudar a entender e vivenciar melhor esta Festa da Natividade de Nossa Senhora:

A Escolhida – Monsenhor Jonas Abib

Maria de Nazaré – Padre Zezinho

Salve Rainha do Céu – Amor e Adoração

 

Suelen Barros

Conteúdo Digital

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.