A Gravadora Canção Nova, em colaboração com toda a equipe, tem o prazer de anunciar o lançamento de um projeto emocionante, trazendo uma nova interpretação de uma canção significativa para a Igreja do Brasil: “Faço Novas Todas as Coisas”, do renomado cantor e compositor Eugênio Jorge.
O lançamento está agendado para o dia 31 de março de 2024 e estará disponível nas principais plataformas digitais logo nas primeiras horas do Domingo de Páscoa. Além disso, o videoclipe será lançado no canal oficial Música Canção Nova no mesmo dia e horário.
A MÚSICA
Essa canção se tornou um hino pascal para a Igreja católica do Brasil e, ao longo de mais de 30 anos, desde que foi composta, em 1992, em um retiro para músicos em Umuarama (PR), ela vem sendo entoada na celebração do Domingo de Páscoa. É uma música que anuncia: Jesus está vivo e Ele faz novas todas as coisas!
“Em agosto de 1992, quando fui convidado para pregar o primeiro retiro para músicos no Paraná, em Umuarama, em um acampamento para músicos, não imaginei que seria tão difícil chegar àquela cidade por causa de uma chuva e do pneu que havia furado. Quando cheguei ao encontro, eu estava todo cheio de lama, entrei escondido, tomei banho. E aquele encontro marcou a nossa vida. Ali surgiu a música “Eis que faço novas todas as coisas”. Naquele retiro, fomos visitados por Jesus. E, hoje, o Senhor continua nos dizendo: “Eis que faço novas todas as coisas!” – Eugênio Jorge.
A introdução dessa música é marcante, impossível ouvi-la e não sentir a vibração, a força do Ressuscitado. Eugênio contou como ela foi composta:
“Essa introdução – eu me lembro – nasceu no grupo Mensagem 2000, com o Claudinei Soares, jovenzinho de tudo, e seu teclado. Eu tinha composto a música e, quando a compus, me veio letra e música, tudo ao mesmo tempo. Fui cantando e escrevendo. Quando voltei para casa, mostrei para ele e disse-lhe: “Precisamos fazer uma introdução triunfante para que todos aqueles que a ouvirem sintam a força do que diz esta canção. E, movido pelo Espírito Santo, o Claudinei apresentou essa introdução que vocês conhecem, e isso ecoou de uma tal maneira que, quando a ouvimos, dissemos: “É isso!”.
A partir dali, começamos a viver essa experiência: a gente cantava aquela música nos Rebanhões e quando essa introdução começava era aquela explosão de alegria! A verdadeira explosão da força da Ressurreição em nós.
Para Eugênio, esta é uma canção profética. Ela começa com Jesus afirmando: “Eis que faço novas todas as coisas (Ap. 21)” e, depois, Eugênio assina: “É vida que brota da vida, é fruto que cresce do amor. É vida que vence a morte, é vida que vem do Senhor”. E encerra com uma promessa de vida nova: “Eu, hoje, lhe dou vida nova, renovo em ti o amor, lhe dou uma nova esperança, tudo o que era velho passou”.
“Nós assistimos – afirma Eugênio -, a partir dessa canção, isso acontecendo na prática: tudo o que era velho ficando para trás e novas realidades, novos sonhos invadindo o coração de tanta gente!”.
OS ARRANJOS: A NOVIDADE
A grande inovação desta nova versão está nos arranjos e, neste projeto, Cristian Lopes, missionário da comunidade Canção Nova, assume a autoria. Ele compartilhou os desafios enfrentados ao repaginar uma música consagrada:
“A introdução da música é, de fato, marcante. Ao iniciar o processo de concepção do arranjo, realizei uma pré-produção e enviei para Eugênio. Neste primeiro momento, optei por manter a melodia inicial intacta, pois o Eugênio, desde 1992, nunca mais havia regravado essa música e essa introdução clássica representa sua assinatura musical. No entanto, Eugênio expressou seu desejo por uma abordagem diferente, desviando do padrão estabelecido. Isso, para mim, representou um enorme desafio, mas também abriu novas possibilidades criativas.
Dessa forma, comecei a explorar diferentes instrumentações optando por incorporar trompas (instrumentos de sopro) para evocar a sonoridade de trombetas. Assim, entrelacei a melodia original com elementos novos. E, ao apresentar o arranjo revisado ao Eugênio, ele me disse: ‘Eis que faço novas todas as coisas!’ – expressando sua busca por renovação. Mantivemos, então, a essência da música, porém, com uma roupagem nova, com um novo vigor.
O Eugênio encontra a espiritualidade em todas as coisas, então, meu maior desafio foi transmitir alegria sem cair na armadilha da euforia. Busquei imprimir uma dinâmica mais enérgica que o original, mas sempre com o cuidado de preservar a alegria do Ressuscitado. A espiritualidade dessa canção precisava ecoar esse louvor pela ressurreição.”
O VIDEOCLIPE
O videoclipe da canção “Faço novas todas as coisas” foi gravado no dia 7 de março nos estúdios da Gravadora Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP). A direção da gravação foi realizada por Bruno Espíndola e o projeto contou com a gerência de Marcelo Chaves, a coordenação de Gabriel Corrêa, a direção artística de Carlos Tocco e toda uma equipe de produtores, fotógrafos, iluminadores, técnicos de áudio, editores.
O clima nos bastidores foi de oração, descontração e uma grande alegria e emoção entre todos os presentes. Este efeito foi causado por uma mistura da música, que fez parte da história de muitos que ali estavam, pela presença especial do Eugênio Jorge que une e agrega a todos pelo seu carisma e pela participação dos músicos, backing vocals e metais (saxofone tenor e saxofone barítono, trompete, trompas e trombone). Todo esse conjunto trouxe um diferencial ainda mais belo para o resultado final deste trabalho que pode ser conferido em 31 de março em todas as plataformas de música e no Youtube Música Canção Nova.
MENSAGEM PASCAL
“O Sepulcro está vazio e, como dizia Monsenhor Jonas: “se existe um lugar onde Jesus não está é no sepulcro. E eu diria ainda: sabe por que Ele não está lá? É porque Ele escolheu morar em mim e em você. Nós somos morada do Senhor. O Deus Trino, Vivo e Santo habita em nós. Este é o motivo da nossa alegria e, por isso, temos todos os motivos para vivermos uma vida em festa. E essa festa não vai terminar porque Jesus ressuscitou e a morte foi vencida!” – Eugênio Jorge
LETRA:
Eis que faço novas todas as coisas,
que faço novas todas as coisas, que faço novas todas as coisas.
1- É vida que brota da vida, é fruto que cresce do amor,
É vida que vence a morte, é vida que vem do Senhor.
2- Deixei o sepulcro vazio, a morte não me segurou.
A pedra que então me prendia no terceiro dia rolou.
3- Eu hoje lhe dou vida nova, renovo em ti o amor.
Lhe dou uma nova esperança, tudo o que era velho passou.
LINKS
Clique aqui para acessar nas Plataformas Digitais
Clique aqui para assistir ao clipe no canal oficial Música Canção Nova
Por Maria Loyola