A missionária e cantora da Comunidade Canção Nova Déia Camargos fala sobre sua experiência com a evangelização por meio da música
Enquanto estive à frente do ‘Bem da Hora‘, tive a alegria de colher muitas experiências bonitas em relação à musica, sobretudo com as crianças. Nossos trabalhos musicais são voltados para o público adolescente, mas é impressionante o número de crianças que curtem e ouvem nossas músicas até ”riscar” os CDs, rasgar o encarte e deixar os pais doidos de tanto colocar as músicas no “repeat’.
Quando lançamos o primeiro CD ‘Bem da Hora’, lembro-me de um pai que chegou com a filha para que eu autografasse o CD. Ele contou-me: “Esse já é o terceiro que compramos, porque o CD risca, arranha, de tanto que ela ouve. Ela o leva para o carro, para casa, leva para escola, para mostrar à professora e aos colegas, leva para todo lugar”.
Por outro lado, também recordo de uma ligação que recebi: “Deinha, sou uma senhora de 65 anos, mas eu até subo na mesa para dançar suas músicas”. Inusitado? Bastante! Mas a música tem esse alcance universal, ela chega a todas as culturas, classes sociais, línguas e idades. Ela tem esse poder de nos colocar para cima, de nos fazer sair um pouco de nossos problemas, tem a capacidade de nos alegrar e também nos acalmar.
Aqui em casa, curtimos bastante música, seja no carro, em casa, com o papai Tiba ao violão ou somente a cantoria no gogó. E como isso faz bem! Quando os meninos estão agitados, brigando um com o outro ou entediados no carro por causa de uma viagem longa, basta ligar uma música e eles se acalmam na hora. Não temos video-game (pelo menos por enquanto!) e o tempo de TV dos meninos é bem regrado, mas a música é como brincadeira: sempre liberada.
Ritmo, notas, letras e melodias chegam ao coração, tocam o que, às vezes, as palavras simplesmente não conseguem alcançar. Ela desperta memórias e sensações. Hoje, deparo-me com jovens que vêm me dizer: “Eu não perdia seu programa. Sei todas as músicas de cor, tenho ótimas lembranças do tempo em que o ‘Bem da Hora’ e os seus CDs me ajudaram a ficar mais perto de Deus”. Eu fico muito agradecia a Deus, porque, nesses oito anos de ‘Bem da Hora’, essas canções alcançaram crianças e adolescentes, adultos e até idosos, ajudando-os, de alguma forma, a experimentar Deus, valorizar a família e descobrir-se como alguém único, de um valor singular para Ele. Isso, com certeza, é “super da hora”, porque música é dom de Deus, é o próprio Senhor que se serve dela para chegar aos seus filhos. Nós somos apenas instrumentos, mas a ação, o efeito da música, quem realiza é Deus. Com certeza, Ele quer alcançar todas as idades.
‘Bem da Hora’ é um programa teen da TV Canção Nova, que vai ao ar aos sábados, às 13h, com reprise às quartas-feiras no mesmo horário. Déia Camargos foi apresentadora do programa por oito anos, desde sua criação em 2008. Neste ano de 2016, ela deixou a apresentação.
Atualmente, Déia tem, com seu esposo Tiba Camargos, um canal no Youtube chamado “Déia e Tiba – Lá em casa”, onde falam de família, relacionamentos, filhos, defesa da vida e outras questões.