Descubra a importância do momento de animação
Na 1ª carta de Samuel, o escritor sagrado narra que Saul era tomado de um espírito mal e Davi tocava para que o espírito o deixasse em paz.
É um grande erro pensar que a música é somente para preencher um espaço ou algo do tipo. Não dar atenção ou importância à música nos encontros de oração, é um grande equivoco. E pode ser cometido pelo próprio músico que não sabe, esqueceu ou simplesmente não dá o devido valor à música.
A importância do momento de animação
Hoje, vejo que os momentos de animação dos encontros têm perdido um pouco o sentido. Dentro desse contexto: para que serve aquele momento antes das pregações nos encontros, grupos de oração etc?
Dentro desse contexto, tentaremos explicar para que existem os momentos de animação. Acredito em 3 funções, são elas:
1 – Reunir;
2 – Constituir assembleia de irmãos;
3 – Prepará-los para a Palavra.
Explicando cada uma delas:
Reunir: as pessoas vieram dos seus trabalhos, compromissos, chegam afoitos, alguns atrasados, ansiosos etc. A animação faz com que elas entendam onde estão. Elas param; respiram e renovam as energias
Constituir assembleia de irmãos: cada um de local diferente um do outro, realidades diversas; às vezes, até de cidades e estados diferentes. Ao cantar, dançar, bater palmas, tornam-se uma só assembleia, um só povo. Irmãos que estão ali com o mesmo objetivo: encontrarem-se com Jesus e serem tocados e transformados por Ele!
Prepará-los para a Palavra: agora, depois de reunidos, como irmãos na fé católica, vem a parte principal: o momento de oração antes da pregação. Pedir ao Espírito Santo, que Ele se derrame ali, para que aqueles corações se abram à Palavra e/ou ação de Deus.
Não elimine o momento de animação nos encontros, grupos de oração, retiros, pois, desse modo, você poderá estar colocando tudo a se perder!