André Leite, cantor e professor de canto, orienta com dicas e técnicas para aprender a cantar com excelência
Estou muito feliz de falar sobre a excelência na música. É o que transforma o mundo. A gente evangeliza através da arte, através da beleza. Eu não sei quantos de vocês são músicos, cantores, cantoras, mas espero, de verdade, poder contribuir da melhor forma possível para a formação artística de vocês. Eu tenho uma história com a música, a maior parte da minha vida foi com ela. Tenho 45 anos, e comecei muito cedo a cantar. Eu não nasci na música católica, nasci na música secular. Tenho pouco mais de 10 anos na música católica, para honra e glória de Cristo. Sou muito feliz no que faço, e com todas as minhas limitações, estou no abraço e na misericórdia de Cristo fazendo a minha caminhada na música e evangelizando pelo Brasil.
A música para mim tem conexão com o meu ser. Eu sou do rock in roll, e nunca vou mudar. Posso até fazer canções de louvores, canções que levam para introspecção, mas o rock in roll sempre esteve e está na minha forma de cantar. Eu sou um roqueiro, e muita gente pensa que um roqueiro é aquela imagem que foi trabalhada na música secular – também é aquilo –, mas existe roqueiro trabalhando para o mal e existe roqueiro trabalhando para o bem.
Dentro da Igreja, nós temos grandes nomes que eu sempre cito e sempre vou citar. Como o Danilo Lopes, por exemplo, um cara que eu admiro, uma das maiores vozes e um dos maiores instrumentistas desse país. Ele é um roqueiro. Danilo Lopes é um cara que prega, fala de Deus para as pessoas. Ele tem o poder do Espírito Santo agindo nele e transformando a vida de muitos, assim como ele transformou a minha na primeira vez que escutei a voz dele.
Então essa é a minha missão. Eu vou falar um pouco sobre técnica, especificamente dentro da minha realidade, mas o que eu vou falar serve e vai servir para você, independente do que você cante. Seja rock, seja MPB, seja o que for. Eu vou falar do básico, e quando a gente fala que vai falar do básico, as pessoas costumam desanimar, principalmente no mundo de hoje. “Compre o meu curso e você vai aprender a cantar em 15 dias”. É mentira. Eu levei a minha vida toda pesquisando a ciência do canto, e até hoje não sei nada. Como vou ensinar uma pessoa a cantar em 15 dias com um curso on-line?
Existe ciência, existe estudo, existe uma caminhada. Eu vou fazer uma comparação com o Evangelho. Quanto mais a gente busca o Evangelho, mais a gente precisa se esforçar, e mais distante a gente se sente quando compreende o que verdadeiramente é Cristo. Quando a gente se sente muito perto d’Ele, algo está errado na gente, porque, dependendo de como se contextualiza isso, a gente se sente perfeito. E perfeito é só Ele.
Deus caprichou em tudo, fez tudo com excelência. Não fez nada mais ou menos. Deus criou tudo com paixão. Nós somos a imagem e semelhança d’Ele, portanto, temos a necessidade de criar, assim como Ele. E precisamos trabalhar com excelência naquilo que criamos. Para aqueles que querem ser técnicos na arte e na música, na intenção real de evangelizar, é preciso ser científico e cuidadoso. Entender que, por mais que a gente saiba, a gente sempre vai ter o que aprender e que revisitar conceitos.
Quando eu entendi que precisava ser um cantor, foi uma decepção muito grande para a minha mãe, porque ela queria que eu fosse médico. Disse para ela ficar tranquila, que eu estudaria tanto quanto um médico estuda, mas para ser um cantor. Se você for ser médico, você precisa estudar muito, muito, muito. Então, por que para ser músico você vai ser meia-boca?
A não ser que seja para a sua diversão, terapia ocupacional, você tem o total direito. Mas se você quiser evangelizar, não vá de qualquer jeito, porque se você evangelizar fazendo as coisas mal feitas, se você não usar a beleza da arte para transformar o mundo lá fora, se você não se dedicar, você não está trabalhando para o reino de Deus. Aquele que decide viver o ministério através da arte precisa entender a seriedade de transformar o mundo com a beleza.
Para conferir a pregação completa e os exercícios de respiração que André Leite sugere, acesse: