Formação

Como enfrentar a provação

 Provação – padre Adriano Zandoná nos explica como enfrentá-la

O capítulo 1 da carta de São Tiago fala sobre a provação, as dificuldades que ela traz e o que gera em nós se a enfrentamos do jeito certo. Se a enfrentarmos com Deus e com sabedoria, ela pode gerar um benefício enorme na nossa alma. São Tiago apresenta o caminho. A provação gera a perseverança. E a perseverança vai fazer com que Deus concretize uma obra perfeita em você e em mim. Para que nos tornemos perfeitos e íntegros. 

Então veja bem, quando acontece a provação, é preciso ter perseverança nessa situação. Sobretudo em questão de família. Há casais, novos e mais velhos, que vem falar coisas para nós, padres, que às vezes dá vontade de rir. “Nós estamos tendo muitas dificuldades, somos muito diferentes”. Você queria ser igual? 

Irmãos que nascem da mesma barriga, educados pela mesma mãe, não são iguais. “Os costumes são outros.” Que bom! É sinal de que ele não é você. É claro que vai ter diferenças de cultura, de jeito de fazer as coisas. Cada um tem um temperamento, um jeito. 

Esses dias, eu vi uma analogia que achei muito interessante. Eram três irmãos criados pela avó. Quando souberam que a avó faleceu, o primeiro começou a lembrar da infância, do tempo que passou com ela e começou a chorar. O segundo começou a gritar e se desesperar: “Meu Deus, a vó morreu! O que vai ser de nós agora? Quem vai limpar a casa?”. E o terceiro começou a perguntar: “Já compraram o caixão? Com que roupa ela vai ser enterrada? Já ligaram para o cemitério?”. Três irmãos diferentes. Cada um é um universo.

Homem e mulher são diferentes, os conflitos acontecem. No relacionamento, na educação dos filhos. Talvez a mulher tenha sido criada com uma educação mais rígida e entende que a educação tem que ser assim; e o marido entende que o negócio tem que ser solto. Então, é por isso que, muitas vezes, as provações acontecem. Porque nós somos diferentes. E é preciso muita humildade para fazer duas pessoas que moram debaixo do mesmo teto se tornarem uma só carne. 

Para conquistar essa união é uma luta. Saber ouvir o outro, saber se importar com o que ele está dizendo. Saber perder para ganhar. Às vezes, você dá um passo para trás para dar três para frente. A provação acontece nos relacionamentos por diferenças e por muitas outras coisas.

É preciso ter perseverança. Não é para desistir. Calma. Não desista da sua família tão facilmente. Não desista do seu casamento tão facilmente. Eu sei que não é fácil. Eu entendo. Como padre, eu ouço coisas que, às vezes, você que é casado nem imagina que acontece. 

Pregação Padre Adriano Zandoná - Como enfrentar a provação

Padre Adriano Zandoná – Como enfrentar a provação

A gente tem que viver as provações do jeito de Deus. A provação é uma coisa que faz parte da vida. Todo mundo é provado pela vida. Seja cristão ou não. Os ateus também perdem pessoas que amam. Também ficam doentes. Também ficam desempregados. Também enfrentam separações.

A Bíblia fala que há uma diferença entre tentação e provação. A tentação vem do inimigo, para nos destruir. A provação é algo que, muitas vezes, até Deus permite, para que nós cresçamos. E para que nós sejamos purificados. Santo Agostinho dizia que o pecado é uma úlcera na nossa alma e que só por meio do fogo das provações vai sendo purificado. 

As nossas provações vão purificando a nossa alma. Da maldade, da mesquinhez, do orgulho, da impureza, da vaidade. Tem um santo místico espanhol que dizia que aquilo que você levaria sete anos de oração para conseguir, com a provação você consegue em seis meses. 

Tem trabalhos de esculturas que são difíceis de fazer, e o artista demora para concluir. Imagine que um artista que levaria seis meses para concluir uma obra recebe uma graça e consegue terminar em seis dias. É isso que Deus faz na nossa alma quando a gente é submetido e enfrenta uma provação. Na provação, o ferro que somos nós amolece pelo fogo, e aí Deus pode nos moldar. 

Não há um santo sequer que não passou por esse mundo sem provações. Desde Abraão, até os últimos personagens bíblicos. Todos enfrentaram provações, por que a provação os aprovou.  

Eu não sei qual é a sua provação hoje. Talvez seja o fato de não conseguir engravidar. Talvez seja uma provação financeira. Ou a frustração de não ter realizado um sonho. Ou ainda a dor de ter perdido alguém. A viuvez. O fato de envelhecer só. Um filho que não segue os caminhos de Deus. Não ter passado em um concurso. Ter sido traído. Mas eu te digo. Enfrente essa provação com Deus. Porque quando você enfrenta com Deus, Ele produz frutos.

Deus conhece o seu coração. Ele sabe o que você tem sentido. Talvez a sua provação hoje seja a depressão ou a ansiedade descompensada. Talvez a sua provação seja um câncer. Mas enfrente a sua provação com Deus. É preciso escolher enfrentar a provação com alegria. Remar contra a maré. O homem de Deus, a mulher de Deus tem visão espiritual e sabe que Deus está preparando o melhor. 

Quando for o momento certo, Deus, que é o artista, vai lhe mostrar no que ele esteve trabalhando. Você não via nada do que Ele estava fazendo. De repente, Ele tira o pano e lhe mostra a escultura que moldou em você. Não é porque você não viu, que Deus não está trabalhando. 

 

Para conferir a pregação completa acesse:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.