Discipulado, consagração e santidade! – Rogéria Moreira fala sobre a história e a missão do Ministério de Música Canção Nova
Monsenhor Jonas Abib gostava muito do acampamento de música. Ele vibrava. Ele acompanhava da casa dele tudinho, quando ele não podia estar aqui. Antigamente ele participava de todas as coisas, porque ele sempre foi aquele que lançou também a música católica, ele foi a frente. Com discipulado, consagração e santidade.
E ver vocês, todos nós, atuando na música, levando a música católica pra frente, ele se alegra porque ele diz: valeu a pena meu sofrimento, valeu a pena tudo o que eu vivi. Estão aí os frutos, você também é fruto do Monsenhor Jonas, fruto do ministério de música dele, no ser musical dele.
Bendito seja Deus pelo seu dom. É um dom. É um dom que você tem. é uma vocação, não se esqueça disso. Deus te presenteou. Deus te deu um dom. Um dom. Como Ele deu a mim também. E todos nós, de uma forma ou de outra, passamos pela escola do Abib. Escola de discipulado, consagração e santidade.
A escola de discipulado, consagração e santidade de Monsenhor Jonas Abib e o surgimento do Ministério de Música Canção Nova
A escola de Jonas Abib não era uma escola fácil. Era uma escola exigente. A gente subia ao palco, e ele nos ensinou a subir nesse palco não para fazer o meu marketing, não para ganhar seguidores, mas para salvar almas, eu venho pro palco para salvar almas. E Deus vai formando no meu coração essa gana por salvar almas, porque eu aprendi com o padre.
Monsenhor Jonas resolveu virar a página da música na Canção Nova. Ele disse: eu não quero uma banda. Eu quero um ministério. Então ele colocou todos em um cantinho do pensamento, todos os meus irmãos que eram da banda Canção Nova. Aí o que aconteceu?
Ele chamou a menininha de aparelho lá na sala dele. E disse assim: agora é com você. Você vai começar o Ministério de Música Canção Nova. Gente, eu estava iniciando na música, não tinha muita experiência. Ele disse: e você vai dar formação para os músicos, para os instrumentistas.
A missão do ministro de música
Essa é a nossa missão: dar um suporte para aquele que vai pregar a palavra de Deus. Para aquele que vai abrir caminho, que vai trazer a profecia. Nós somos esse suporte para a pregação. A música leva as lamúrias do povo de Deus aos ouvidos do pai.
Eu aprendi aqui, com o Padre Jonas, que quando eu subo neste palco, eu subo pra valer, eu subo pra salvar almas. Eu subo pra cantar, pra pregar, pra rezar, pra fazer o que for. Aliás, ele falava isso pra mim, “Rogéria, nunca suba naquele palco só pra cantar. Você não é só uma cantora. Você é uma evangelizadora”.
Você não é só um cantor, um instrumentista. Você é um evangelizador. Eu sou uma evangelizadora. Porque chegou o tempo, meus irmãos já estamos nesse tempo, em que as pessoas não querem ouvir a pregação. E nós, com a graça, com a unção da música nós podemos penetrar onde a pregação não consegue chegar.
A sensibilidade do músico católico
Eu estava compondo uma música. Tinha escutado e eu não conseguia terminar. Quando eu cheguei à noite, depois de tudo o que eu passei durante o dia, a música saiu. Sabe porquê? Porque Deus viu, Ele me levou na minha fragilidade, na minha sensibilidade e aí ela veio pra fora.
Eu aproveitei daquele momento e aí eu terminei a música. Tá vendo? O seu sofrimento, as suas lutas, tem que virar música. As suas lutas tem que virar música. E virar música que salva almas. Virar música que traz as pessoas para Deus.
É pra gente aproveitar todos os momentos pra salvar alguém do inferno. Meu irmão, músico católico, você tem a missão de salvar pessoas do inferno. Você tem a missão de salvar pessoas do inferno. E você acha que o demônio está brincando com você?
Quando você não puder mais pregar, canta!
Há uma cena no filme do Elvis que ele ouve de um pregador: Meu filho, quando você não puder mais pregar, canta. Quando a palavra não chegar, canta. Porque a música vai chegar. Pode ser que a palavra não chegue, mas a música chega. Porque a música ela penetra.
Quando nós cantamos as maravilhas de Deus, quando nós cantamos para Deus, as músicas de Deus, nós levamos as pessoas a sentir o paraíso, nós sentimos o paraíso.
Se afinar com Maria
Você, meu irmão, precisa rezar o terço. Músico católico, há quanto tempo você não reza o terço? Você reza o terço? Você, quando sai em missão, você reza o terço? Músico católico precisa rezar o terço, precisa se afinar à Virgem Maria.
Quando a gente canta a gente vai colocando pra fora, a gente vai levando a Deus as nossas misérias. A gente levanta os braços, a gente pede perdão, a gente pede o Espírito, a gente pede consolação. Para seguir firme em discipulado, consagração e santidade.
Suelen Barros
Conteúdo Digital
Para conferir a pregação “ Discipulado, consagração e santidade ” que inspirou esse conteúdo acesse este link.