Não troque a unção por aplausos! – confira a mensagem que Padre Adriano Zandoná tem para você hoje
Nós que trabalhamos com a arte, quem trabalha com a música se envolve com a sensibilidade. O artista, o músico, o compositor, está sempre voltado para dentro de si, buscando inspiração. Nós precisamos ter uma vida íntegra, uma conduta íntegra na nossa vida afetiva, sexual e relacional.
É isso que a palavra está dizendo. Não dá para o cristão viver uma vida dupla. Melhor dizendo, não dá para o músico cristão, viver uma vida dupla. Uma vida na impureza, no adultério, na pornografia. Se caiu, busque a confissão e recomece. Porque senão a sua arte não vai chegar a lugar nenhum.
Não deixe que a tentação dos aplausos te desvie da busca por alcançar santidade e comunicar Deus através da unção musical que Ele te deu.
Quando você não leva a sério a sua busca pela santidade você caminha, mas não sai do lugar. Você está gravando, compondo, contratando aquele melhor arranjador, usando pads e efeitos. Sabe? Está fazendo tanta coisa, apojatura, melisma, embelezando. Só que você está patinando.
Sabe quando o bebezinho está aprendendo a andar? Caminhando, mas sem sair do lugar, porque o pé não está no chão. Deus faz isso com você e comigo. Ele te segura. Te pega você pela gola da roupinha, por trás.
Você pode investir na sua produção, na sua composição, você pode estudar o seu instrumento. Só que no reino de Deus você vai caminhar e não vai sair do lugar, porque o próprio Deus te ergue para que você não ande.
O problema não é ter dinheiro, o problema é amar o dinheiro.
Uma coisa é usar o dinheiro para sobreviver, conseguir manter a sua família. Outra coisa é ter um amor ao dinheiro. Ver o seu ministério como um negócio. O seu ministério não é um business, por mais que você tenha pessoas que trabalham com você. Filho, filha, no dia que você perder essa visão, você deixou de ser um músico cristão.
Eu sei que existem gastos, é óbvio, mas você não pode nunca ver o seu ministério como um negócio, uma fonte de lucro. Porque esse não é o seu primeiro chamado. E o lucro vai vir quando você atingir o primeiro chamado, que é ser santo, comunicar Jesus. O seu primeiro chamado é levar as pessoas para o céu.
E a consequência disso, óbvio, vai ser a providência de Deus na sua vida. Mas a palavra está dizendo:
“Que o amor ao dinheiro não inspire a vossa conduta”.
A finalidade da nossa musicalidade é ser uma profecia.
A minha música é uma profecia quando ela nasce de uma experiência com Deus. E quando ela leva as pessoas à experiência com Deus. E olha, a gente tem que tomar cuidado para a gente não cair na armadilha desse tempo.
A armadilha desse tempo é a tentação de viver só buscando shows, contratos, likes, aplausos. E não buscar ser um profeta com a conversão da nossa vida. A primeira pessoa para a qual você tem que ser profeta é a que está perto. São aqueles que tocam com você, que viajam com você.
Será que aqueles que andam com você podem falar bem de você?
Que às vezes você é um músico que fala tão bonito, mas ao final do show, trata mal o baterista, age igual a um cavalo com o tecladista, não ajuda a menina, que estava cantando lá com você, a carregar aquele teclado. Que testemunho dá o cantor que ajuda a sua banda! Que dá testemunho para aqueles que andam com ele, que viajam com ele.
Será que aqueles que tocam com você podem dizer: “aquele cantor lá não busca só dinheiro”. “Aquele cantor lá é santo”. “Ele não fica dando em cima dos outros por aí não”. “Aquele cantor lá é hospitaleiro”. “Aquele lá tem um coração aberto”. Aqueles que convivem com você podem falar isso?
Suelen Barros
Conteúdo Digital
Para conferir a pregação “Não troque a unção por aplausos!” que inspirou esse conteúdo acesse este link.