Formação

Qual é o alvo do compositor?

Walmir Alencar questiona qual o alvo do compositor, e nos lembra que é preciso cantar com o espírito, mas  também com entendimento.

Quando você abre o coração, Deus entra. Ele não vai arrombar a porta da sua casa, que é o seu coração, não vai invadir, como às vezes nós cantamos em alguns cantos mais antigos. Deus vai pedir entrada, mas é melhor já deixar a porta aberta. 

Deus quer fazer algo novo, quer ter algo importante contigo. O mais importante nas nossas vidas é ter a experiência com Deus, o encontro pessoal com nosso Senhor. Quando a gente se abre, permitindo que Deus entre, ele realiza coisas que a gente não imagina. 

Tem gente que diz: “Eu acho que Deus não fez nada na minha vida”, ou então, “O meu ministério não vai pra frente”. Deus já fez, está fazendo e vai continuar fazendo no seu coração. Então, por favor, permita essa experiência com o Senhor.

Eu sei que, muitas vezes, nós pedimos a entrada do Espírito Santo, e, muitas vezes, Deus já está há muito tempo no nosso coração. Mas você tem permitido essa experiência? Você tem permitido que seu ministério vá pra frente? 

Há coisas simples que Deus faz no nosso coração e que são importantes também para que permaneçamos em pé, com coragem. Quantas vezes já fizemos shows doentes? Correndo para o hospital logo depois. Ali, naquele momento de dificuldade, nós conseguimos permanecer de pé. Essa força que nós não temos vem de Deus. 

Mas isso não é motivo de glória, só mostra quem a gente é: um nada. Não somos super-homem nem mulher maravilha, mas, na presença do Senhor, sim, podemos, em Seu nome e se Ele quiser, realizar maravilhas. Primeiro, Deus nos escolheu. Se estamos aqui hoje, é porque Ele nos elegeu, e Ele tem um propósito. 

Você é forte,  Deus lhe dá poder, mas o maior poder de Deus é o amor. Nunca pense que, quando você pede poder para Deus em uma canção, em uma oração, Ele vai fazer de você o homem mais forte, a mulher mais forte da música católica. Não! Ainda nós vamos ser fracos, ainda nós vamos errar, ainda vamos precisar do Senhor. Vamos precisar d’Ele eternamente, no Reino dos Céus nós vamos precisar d’Ele. Por isso o amor de Deus é o poder que transforma.

Madre Teresa de Calcutá, uma senhorinha simples, que não precisou de redes sociais, não precisou de nada, e a obra que Deus colocou em seu coração foi longe. Muitos comunicadores, gente de televisão, de rádio, do mundo inteiro a procuravam. A obra que Deus colocou no coração dela cresceu com amor. Tanto que, de repente, quando alguém falava que seu trabalho social estava ajudando pessoas, e que se falava muito disso nas redes de comunicação, ela respondia: “É moda falar dos pobres, mas não é o mesmo que falar com eles”

Hoje, o pobre sou eu, o pobre é você. Deus é aquele que, agora, quer ajudá-lo, quer estar contigo. Vamos viver isso? Por favor, coloque-se como pobre, de coração aberto na presença do Senhor. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.