No dia 22 de novembro, comemora-se o Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos
Conheça a história de Santa Cecília
Juliana Moraes
Redação
O Canal da Música entrevistou a Regente do Coral Canção Nova, Juliana Moraes, neste dia de Santa Cecília, para saber um pouco mais sobre a importância dessa santa na vida do músico.
Como surgiu a devoção a Santa Cecília?
Minha devoção começou como uma influência da minha família. Meus pais se casaram no dia de Santa Cecília, e eles possuem um caminho no ministério de música desde que namoravam. Hoje, estou com 35 anos, e nasci vendo meus pais envolvidos com a música. Então, essa influência deles, com certeza, significou muito para mim, tanto o testemunho deles como aquilo que foram me revelando a respeito de Santa Cecília.
Umas das curiosidades é que ela foi uma das primeiras santas que, ao tirar o corpo do túmulo, este estava intacto, na mesma posição em que havia sido enterrado. Então, imagina o grau de santidade dessa mulher! Para mim, ela é um exemplo de santidade, de dedicação a Deus e ao dom que o Senhor concedeu a ela.
Como a história de Santa Cecília o ajuda a rezar e ser fiel a sua vocação?
Quando eu conheci a história de Santa Cecília, que viveu na Idade Média, descobri que ela veio de uma família cristã e com um desejo imenso de ser toda de Deus. Porém, foi obrigada a se casar. Quando foi para sua noite de núpcias, disse a seu marido Valeriano que havia feito um voto com Deus de guardar a sua pureza virginal. Ela falou isso com tanta verdade e entrega, que Valeriano acabou se convertendo.
Essa história de alguém que foi fiel a um voto que fez a Deus, a um desejo de ser toda d’Ele, gerou em mim uma profunda admiração por Santa Cecília; sobretudo por saber que ela enfrentou perseguição, foi trancada em uma instalação balneária de seu próprio palácio e sofreu as mais diversas torturas. Porém, mesmo em meio a isso tudo, ela não deixava de cantar, permanecia firme nos louvores a Deus.
Saber da história de Santa Cecília me fez tê-la como modelo de santidade, como alguém que me inspira a viver minha musicalidade católica, cristã. O testemunho de vida de Santa Cecília me inspira e me ajuda a rezar.
Qual a importância da devoção a Santa Cecília na sua vida?
Eu vejo Santa Cecília como um exemplo de como ser e viver o dom da música. Ela era cantora, tocava lira, órgão e crava; enfim, ela entendeu que a música, que seu dom não eram para ela, mas sim um instrumento que colocou a serviço de Deus para louvá-Lo.
Como sempre digo, a música é algo que nos coloca em evidência, que mexe com nosso ego e nossa vaidade; por isso, penso que Santa Cecília, com tudo que ela se dispôs a sofrer pela fé, pelo amor a Deus, é o exemplo claro do que é viver o dom dado pelo Senhor. Na entrega, no jeito que eu, como cristã, preciso viver, aprendo com ela que a música não é para minha glória, mas para a glória de Deus; e isso me faz cultivar e buscar essa devoção a Santa Cecília.
Santa Cecília, rogai por nós!