Festivo

A Eucaristia é o centro e o ápice da nossa vida

Monsenhor Jonas Abib nos ensina, por meio de canções, como fazer da Eucaristia o ápice da nossa vida

 

A Eucaristia é o centro e o ápice da nossa vida

 

Meus filhos, precisamos conversar, porque o compromisso de evangelização é muito sério! Sempre foi sério, mas, agora, mais do que nunca. Parece – e esse parece não é apenas um “parece”, é uma realidade – que caiu sobre o mundo um véu, uma nuvem de incredulidade que faz insensível o espírito, a alma e o próprio físico. É uma realidade espiritual. 

Há uma nuvem nos envolvendo e envolvendo os nossos irmãos, mas Jesus rompeu esse véu de dúvida quando Ele  nos salvou da cruz e instituiu a Eucaristia. Ele não apenas ficou sempre conosco, mas nos tomou e nos levou com Ele por todo o seu caminho de vida pública, no calvário, na cruz e, em cada Eucaristia, para a salvação do mundo.

Corpus Christi: a Eucaristia é o centro e o ápice da nossa vida, como Monsenhor Jonas Abib nos ensina em suas músicas para adorar ao Senhor

Pela Eucaristia, você se torna Jesus que se dá, morrendo para o mundo. E é preciso isso. Daí, sim, a evangelização chega ao seu ápice. Você, diariamente, morre com Jesus pela humanidade. E não é uma humanidade “aérea” não; são aqueles a quem o Senhor mesmo leva você para evangelizar.

E é por isso que a Eucaristia só pode ser o centro e o ápice da nossa vida apostólica. O compositor Antônio Carlos Santini teve uma inspiração maravilhosa! Ministro da Eucaristia, ele deu a comunhão, e, quando foi deixar, no sacrário, as hóstias que sobraram naquela âmbula, bateu a inspiração, e ele disse:

“Senhor, eu deixo, com a âmbula, o meu coração aqui no sacrário”. E conta: “Eu saí daquela igreja, naquela noite, sem coração. E essa é a história de uma das mais belas canções de Monsenhor Jonas Abib.

 

Criou-se um clima tão bom, que eu vou até cantar mais uma vez com você, e aí você não será pego de surpresa. Mas vai cantar comigo, do jeito que o Santini, naquela noite, cantou. É como o Senhor inspira você agora:

 Cantar, andando pelas ruas, sem coração, vendo as luzes, as luzes da cidade. Mas você, sem coração, porque o seu coração ficou lá no sacrário. Tudo do começo…

Sem coração

Monsenhor Jonas Abib

 

Eu ando pelas ruas sem meu coração

As luzes desta noite não me prendem mais

Deixei-o no sacrário após a comunhão

E trago no meu peito a mais profunda paz

 

Ó, meu Jesus, que posso mais buscar

Depois de abandonar meu ser em Tuas mãos?

A Tua luz eu quero irradiar

De dentro do meu lar ao lar dos meus irmãos

 

Você não tenha medo de viver assim

Trocando a vida inteira por um grande amor

Pois tudo aqui na vida sempre tem um fim

Só é perene a vida que vem do Senhor

 

A sua vida se torna uma única adoração

E daí, a sua vida toda se torna uma adoração. Uma única adoração. Meus filhos, há um desafio que é esse: adorar vinte e quatro horas por dia, sem nunca cessar de adorar. Também quando a gente dorme, adorar. Porque Santo Agostinho já nos ensinou: “Seu desejo é a sua oração”. 

Se você deseja, continuamente, você ora continuamente. Sua busca é a sua adoração. Se você adora o Senhor na pessoa que você está tratando, pelo telefone, pessoalmente, você não adora a pessoa, você adora Jesus nele. Porque é Jesus vindo a você!

Se você adora Jesus no chato [na pessoa chata], se você adora Jesus naquela dificuldade, naquele problema, naquele aborrecimento – porque por traz do aborrecimento está Jesus -, você só viu a cruz, mas, do outro lado da cruz, está Jesus. Se você vai um pouco além, você encontra Jesus e adora Jesus naquele problema!

 

A oportunidade de adorar a todo momento

Nós temos uma graça muito grande quando dormimos. Não há uma distância grande entre você e a próxima capela com o Santíssimo Sacramento. É verdade ou não é? Eu moro a metros do sacrário. Acho que você não vive a quilômetros de Jesus sacramentado… Não vive, não! Então, também, durante a noite, você pode pedir ao Espírito e pode deixar o seu coração como um marca-passo, adorando o Senhor segundo por segundo, tantas quantas sejam as suas horas de sono. 

Eu e você temos a oportunidade de aprender a adorar em todos os momentos. Realizar louvores e graças a todo momento ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento. E quando você acordar, diga: “Bom dia, Espírito Santo! Vinde, Espírito Santo! E me dá, de novo, força e beleza para adorar. Meu Pai, eu quero Te adorar. Jesus, eu quero Te adorar. Santo Espírito, eu quero Te adorar”.

 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

 

Transcrição e Adaptação:
Suelen Barros
Conteúdo Digital


Confira nossas “Músicas para adorar”

Há uma série de canções que exaltam o Santíssimo Sacramento. Nós fizemos uma seleção de músicas para você acompanhar na adoração ao Senhor.  A playlist está disponível no Spotify. E você pode ouvir agora mesmo. Acesse por meio deste link.

 

Neste vídeo, o missionário e músico da Comunidade Canção Nova, André Florêncio, nos trás sugestões de canções que podem ser cantadas nesta celebração litúrgica.

 

 

Acompanhe as nossas redes sociais.

Acesse pelos links abaixo:

@musicacancaonova
@musica.cancaonova
Música Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.