Festivo

Festa de todos os santos

Festa de todos os santos – confira a playlist que preparamos para esse dia

A Festa de todos os Santos é uma celebração litúrgica católica, onde são lembrados santos e mártires , como Santo Estêvão e São Bernardo, conhecidos, e outros não tão citados. Canonizados ou não. 

Essa celebração acontece no primeiro dia do mês de novembro. A data foi escolhida devido a uma comemoração pagã realizada pelos celtas na Inglaterra, na noite do dia 31 de outubro. No Halloween, Dia das Bruxas, segundo a crença inglesa, acontece a vinda dos espíritos para se alimentar e assustar as pessoas.

A Canção Nova possui várias canções relacionadas aos Santos. Em uma homenagem a essa data e para te ajudar a vivenciar melhor esse dia separamos algumas canções – antigas e recentes. Algumas até que você nem conheça, e outras que vai gostar de lembrar.

Confira os santos ligados à música que separamos e também a playlist para entrar no clima da Festa de Todos os Santos

A importância dessa celebração se dá pela recordação e valorização de santos pouco conhecidos. Pessoas que se entregaram pela fé e amor a Deus, mas que não foram oficialmente santificadas, em professos de canonização, por exemplo, ou não estão representadas em imagens, medalhas e outros.

A festividade é uma lembrança da vocação de todos nós à santidade. Somos todos chamados a ser santos. Essa irmandade independe de reconhecimento terreno, a nossa santidade só importa a Deus, é a Ele que devemos dedicar os atos de santidade, não à esperança de um reconhecimento público.

Santa Cecília

Entre os santos católicos Santa Cecília é a primeira que vem à mente quando se pensa em figuras ligadas à música. A jovem, recém casada, fez votos de castidade e convenceu o marido a fazer o mesmo, não consumando as núpcias. Além dele converteram-se também o irmão do cônjuge de Cecília e o oficial que foi designado a leva-los à morte, por conta de sua fé.

Quanto a relação musical da santa há um trecho da Passio, relato de sua paixão e martírio, presente na antífona de entrada da missa de sua festa. “Enquanto os órgãos tocavam, ela canta, em seu coração, somente ao Senhor”. Em vários lugares da Europa, em meados do século XV, começou-se a associar mais ainda Santa Cecília à música. Incorporando elementos musicais a sua representação visual. 

Santo Agostinho

Santo Agostinho não era um músico, mas um repertório valioso de feitos e é considerado um dos influenciadores do pensamento cristão. Ele deixou, dentre suas obras, textos dedicados à arte de sua época, a maioria de Milão. Sua maior contribuição foi o livro “De Música”,  que trata de ritmo, tempo, métrica, entre outros fatores.

Santo Agostinho ainda conecta música a aspectos espirituais. Para ele, um músico era “um organizador da linguagem sonora, elaborador de signos, um escultor de sua própria imagem sonora interior, um veículo da voz do silêncio, morador de sua alma”.

 

Leia Mais:

.: Solenidade de todos os santos

.: A celebração da festa de todos os santos

.: O que Santo Agostinho teria a dizer ao músico católico?

 

Playlist

Confira agora as canções que nós separamos para a Festa de todos os santos. Você pode ouvir música por música abaixo, ou acessar a nossa playlist completa no spotify, acessando por meio deste link.

https://open.spotify.com/playlist/22smYtOqae2RnfpevFZHpB

 

A canção José, interpretada por Monsenhor Jonas Abib, ganhou uma versão com o missionário Fagner Mendonça. Você pode ouvir agora, clicando no link.

 

No dia de São Miguel Arcanjo nos lembramos da canção “No combate da oração”, do Orlando Jr, mas ela merece estar aqui de novo.

 

A canção “Quero ser santo”, de Cristiano Pinheiro, pode ser uma inspiração para viver uma vida de santidade.

 

A música “Ou santos ou nada”, do Ricardo Sá, pode estar aqui para você conhecer ou para matar a saudade.

 

A cantora Dauana Sales, lançou mais recentemente o single “Mais que Vencedores”, mas “Geração Bendita” sem dúvidas é a canção para hoje.  

 

Existe algo mais simples que José? “Simples José”, com Eugênio Jorge, não podia faltar nessa playlist.

 

Do EP Nossos Laços “Maria de José”, da Camila Holanda, também entrou na lista.

 

Com a repercussão do filme de Santa Faustina não poderíamos deixar de fora um dos lançamentos mais lindos desse ano. A canção “Raios de misericórdia”, do Ministério Amor e Adoração, feat. Diego Tiguez, do Anjos de Resgate.

 

Mais uma para matar a saudade, ou imaginar porquê não conhecia essa música ainda. “Que santidade de vida”, com nosso pai fundador, Monsenhor Jonas Abib.

 

Do EP Meta Vertical, Pitter di Laura, junto ao Padre Edilberto Carvalho, interpretada uma linda canção em homenagem ao beato Carlo Acutis – “Alguém tão jovem”.

 

Uma das canções mais antigas da lista, além de uma homenagem a São Francisco de Assis é também um resumo da vida do irmão. “Hey, Francisco”, com Pitter Di Laura.

 

O DVD Milagre de Amor está recheado de lindas canções, cada uma com a própria história, porém, “Minha vocação” – interpretada por Juliana de Paula, Ana Lúcia e Pitter Di Laura – é a escolhida para a nossa playlist.

 

Mais uma canção sobre o Irmão Sol, desta vez citando também a Irmã Lua. “Tema de Clara e Francisco”, com Monsenhor Jonas Abib.

 

Fechando com chave de ouro uma linda música que homenageia o chamado de Jesus aos seus discípulos e nos inspira a atender ao nosso próprio chamado. “A Barca”,  entoada por Eugênio Jorge.

 

Suelen Barros

Conteúdo Digital

 

@musicacancaonova

@musica.cancaonova 

Música Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.