Neste mês de Maria, vamos celebrar a importância e o que Nossa Senhora representa em nossas vidas
O mês de maio é inteiramente dedicado a Nossa Senhora, nossa mãe, amiga e intercessora. No dia 13 deste mês, celebramos Nossa Senhora de Fátima por causa de sua primeira aparição em 1917. Porém, ainda que muitas pessoas saibam a história por trás dessa data, é importante relembrar também para os que ainda não saibam possam conhecer a origem dessa devoção tão importante para a Igreja.
A “Santa dos Segredos” apareceu para três crianças: Lúcia dos Santos, de 10 anos; Francisco Marto, de 9 anos; e Jacinta Marto, de 7 anos, na cidade de Fátima, em Portugal, a 130 quilômetros da capital. As crianças estavam pastoreando ovelhas e pararam para rezar um terço. Após 50 Ave-Marias, a Santa apareceu. Ela pedia orações e sacrifícios em reparação às ofensas feitas ao seu Imaculado Coração e a Deus.
A “Senhora do Rosário”, como os pastorinhos a identificaram, chamou as crianças a rezar durante cinco meses. Sempre naquele mesmo lugar, no dia 13 de cada mês, ao meio-dia. Durante as próximas aparições, Nossa Senhora de Fátima revelou três segredos às crianças, que vieram a público, em 1941, em um livro escrito por Lúcia. Antes da publicação, os segredos foram conhecidos pelos Papas João XXIII, Paulo VI e João Paulo II.
O primeiro segredo é a concepção do Inferno; o segundo é a devoção ao Imaculado Coração e a conversão da Rússia; e o terceiro refere-se à perseguição que a Igreja sofreu e o atentado contra o Papa João Paulo II, coincidentemente em 13 de maio.
A Canção Nova tem uma relação muito forte com Nossa Senhora de Fátima, tendo sido consagrada a ela por Monsenhor Jonas Abib em 11 de maio de 2004, na cidade de Fátima, em Portugal.
Nossa Senhora também é muito importante para a música católica em geral, tendo inspirado diversas canções, que você pode encontrar nesta playlist especial: Nossa Senhora – playlist by Canção Nova | Spotify
Diácono Nelsinho Corrêa afirma que Nossa Senhora tem toda a influência na vida dele. “Eu nasci no dia 13 de maio […], minha mãe se chama Maria Rosa […], minha ordenação foi em 8 de dezembro, dia da Imaculada”. Ele diz também: “Eu olho para a minha mãe e vejo Nossa Senhora aqui na terra”. Nelsinho afirma que Nossa Senhora tem total influência também sobre o seu ministério. “A música para mim revela Jesus, vindo por Maria”, declara.
E essa importância vem desde o início da carreira dele. “A primeira música que eu fiz, na minha vida, foi para Maria”, disse se referindo à canção “Maria”, do EP “Anuncia-me”, gravada por Padre Jonas. O diácono cita também a canção “Nossos Caminhos”, que tem a participação de Adriana Arydes. “Quem me vê sabe que eu amo Nossa Senhora, afinal de contas, eu nasci no dia 13 de maio”, diz Nelsinho.
“A importância que Nossa Senhora representa para o ministério de música”
O ministério de música da Canção Nova possui uma relação muito íntima com a mãe. Nossa Senhora representa um laço de intimidade, uma mãe, uma amiga e um caminho para Deus. Reunimos alguns relatos de músicos que interpretaram canções sobre Maria, para saber como foi a sensação de cantar essas músicas e o que elas representam para cada um.
Emanuel Stênio conta que para o primeiro CD “quis gravar uma canção a Nossa Senhora”, então ouviu a música ‘Eis aí Tua Mãe’ do diácono João Vitor, e desejou gravá-la. Em uma peregrinação na cidade de Fátima – “aquele lugar onde o céu tocou a terra” – , em Portugal, Emanuel cantou a canção para a santa. Para ele, “é uma grande graça cantar para Virgem Maria”, e é uma forma de “exaltar o nome e a fé” nela e “na sua mensagem”. Ele conta que parte da missão dele é levar o povo a uma experiência com ela. Você pode assistir ao vídeo da homenagem feita por Emanuel Stênio a Nossa Senhora de Fátima clicando neste link.
A mãe também inspira os músicos a compor canções. “Eu ia escrevendo aquilo que Nossa Senhora mesmo ia colocando no meu coração”, afirma André Florêncio, sobre a composição da canção “O Teu Imaculado Coração Triunfará”, com a participação de Padre Adriano Zandoná. O clipe desta canção está disponível no nosso Youtube, e você pode assistir clicando neste link.
Para Ana Lúcia foi uma alegria poder gravar a canção ‘Salve Rainha’. Ela conta que enquanto morava em São Paulo caminhava de volta para casa rezando o rosário, e a oração da salve rainha a tocava muito. “Foi por inspiração do Espírito Santo para que eu fizesse uma melodia para essa oração”, afirma Ana. “Eu ia rezando pelas pessoas que via pelo caminho, que voltavam do trabalho, crianças voltando da escola”, e enquanto rezava Ana ia sendo inspirada e a música ia surgindo. Foi uma alegria ainda maior gravar a canção ao lado de Eugênio Jorge, que “sempre marcou muito a minha vida e a minha historia”, afirma a cantora, e diz ainda que foi “algo que não conseguiria imaginar sozinha”.
Ana Lúcia alega que Nossa Senhora “é quem nos forma” e que tudo o que existe na Canção Nova “veio pelas mãos de Maria”. E a mãe tem um significado pessoal para Ana, que é devota de Nossa Senhora de Fátima. “Ela que me trouxe à Canção Nova”. A cantora estava decidindo se viria ou não para a comunidade, e recebeu uma oração de uma consagrada. “Ela viu Nossa Senhora me pegando pela mão e me trazendo por uma estrada que não teria fim”. E Ana Lúcia conta que foi assim que teve certeza sobre a sua vocação e o seu chamado.
Para Juliana de Paula, cantar a música “Maria está conosco” foi como “fazer a experiência com presença de Nossa Senhora em minha vida, o seu acolhimento”. A cantora afirma que Nossa Senhora “é uma presença discreta e eficaz” na vida dela, que ela a forma e ajuda a “atrair a Graça de Deus, que é o Espírito Santo, com a sua presença”.
Aos 14 anos Juliana de Paula participou de um retiro de jovens, em que encenou a passagem bíblica da Bodas de Caná. “Nossa Senhora já se fazia presente ali”, afirma a cantora, que interpretou uma canção que no refrão dizia “… Marca do céu estrela da manhã, ilumina minha vida, ó Mãe”. Aquela foi uma experiência marcante para os participantes do retiro, e mais ainda para a própria Juliana. “Descobri que tinha voz para cantar com a ajuda de Nossa Senhora”. A cantora diz ainda que foi como “um empurrãozinho” que a mãe dá para que o filho mostre os próprios dons. Segundo Juliana sua experiência com Nossa Senhora “é sempre muito concreta”. E até hoje sente os seus cuidados da mãe em sua vida.
Suelen Barros
Conteúdo Digital
Para saber mais sobre Nossa Senhora de Fátima acesse:
Nossa Senhora de Fátima, graça e misericórdia
Acompanhe as nossas redes sociais:
@musicacancaonova – Instagram;
@musica.cancaonova – Facebook;
Música Canção Nova – Youtube.
Referências
13 de maio é o dia de Nossa Senhora de Fátima. Conheça a história da Santa dos Segredos – Matheus Adami, colaboração para UOL
Nossa Senhora de Fátima: Quem Foi a Santa dos “Segredos” – Ana Maria Miranda