Olá querido músico, Deus abençoe você.
Estamos em um tempo importantíssimo para a Igreja e para todos nós. São 40 dias de preparação, para vivermos o maior mistério de amor da humanidade. Deus, que se faz homem e se entrega, vence a morte e ressuscita por amor. Um amor por pessoas que não merecem tal gesto. Deus sabe do coração de cada homem, sonda os corações, diz o salmista. E, mesmo assim, ama. Ama não pelo que fazem os homens mas, pelo que o homem é.
Também diz o salmista: “Senhor, que é o homem para que Deus o ame tanto assim?” Somos conhecedores disso tudo e temos, como missão, cantar esse amor para que, a cada dia, mais pessoas se sintam amadas, incondicionalmente, pelo nosso Deus, tendo como prova desse amor a Paixão e morte de nosso Senhor. Porém, é importante levar em conta mais duas coisas:
A primeira é que esse amor também é para nós. Precisamos corresponder a esse amor. Ter consciência de que não podemos somente falar desse amor sem experimentá-lo. Isso é muito importante. Fazer isso é o mesmo que ser vendedor de um produto sem saber quais os seus efeitos na prática. Falo do produto, mas não imagino o efeito que ele faz. Esse vendedor está fadado ao fracasso, pois fala sem propriedade, quase ninguém dará crédito. É bom recordar algo que ouvimos muito quando estamos começando nesse ministério: “a primeira pessoa que ouve quando eu falo ou, no caso, quando eu faço uma música, sou eu mesmo”. Meu coração, deve estar sempre aberto a experimentar as canções que toco ou canto. Usar da minha sensibilidade para sentir tudo o que Deus quer me falar através delas.
A segunda coisa é que precisamos corresponder. Aqui, entra o título dessa partilha: “Desta vez, é pra valer”. Quantas vezes fomos interpelados por nosso Senhor, através da nossa própria música, nos convidando a retomar nosso caminho de conversão? Quantas vezes pedimos que o Senhor converta nossos corações e venha em auxílio às nossas fraquezas, mas não existe nenhum esforço da nossa parte? É preciso dizer com força e com garra: “Senhor, desta vez é pra valer! Me mostre, a partir de um olhar amoroso, quais as coisas que preciso deixar, as realidades que preciso mudar. Converte meu coração, Senhor, para que minha música não seja contadora de histórias, mas seja testemunho de alguém que luta”. É bonito ouvir uma música que conta uma história, não é? Mas, é impactante ouvir a música de um artista a partir de uma experiência que ele fez.
Vamos, nesse tempo, nos esforçar para viver o que cantamos e cantar o que vivemos. “Desta vez, é pra valer, meu Senhor”. Você precisa dizer isso a Ele, mas com toda a sua sinceridade, para que Ele tenha espaço na sua vida e te dê forças para que, de fato, você entre por este caminho de conversão e, consequentemente, por um caminho em que sua música será sincera e verdadeira, a partir de uma experiência, que levará muitos ao encontro com nosso Senhor.
Deus abençoe sua caminhada!
Seu irmão,
André Florêncio
Missionário da Comunidade Canção Nova