O Senhor considera a escolha que Ele fez

Eu queria começar pedindo que você pense no sentido do que é unção, o que é isso para você? Vamos entender um pouco mais. Para consagrar uma pessoa que iria exercer uma influência espiritual no meio do povo, os judeus, em seus rituais, a ungiam. “Amanhã a esta mesma hora, te mandarei um homem da terra de Benjamim e tu o ungirás para chefe do meu povo de Israel, para que ele livre o povo das mãos dos filisteus. Porque voltei os meus olhos para o meu povo e o seu clamor chegou até a mim” (1Sam. 9.16).

Agora, nos voltemos para a unção e eleição de Davi: “Logo que entraram, Samuel viu Eliab e pensou: “Certamente é esse o ungido do Senhor”. Mas, o Senhor disse-lhe: “Não te deixes impressionar pelo seu belo aspecto, nem pela sua alta estatura, porque eu o rejeitei. O que o homem vê não é o que importa: o homem vê a face, mas o Senhor olha o coração” (1 Sam. 16, 6-7).

Como vimos, não bastavam somente qualidades humanas, por isso, Deus não escolheu, talvez, os outros irmãos de Davi. Eram pessoas mais bonitas, mais altas, mais vistosas, mais chamativas. Mas, Deus não vê as aparências, Deus vê o coração. A gente não consegue nem entender, porque Davi também era de boa aparência, falava bem, era valente. Mas, não foi por isso que Davi foi escolhido.

Me chamou muito a atenção quando, na Sagrada Escritura, eu li que Deus mandou Samuel buscar Seu escolhido: “Ungirás para mim aquele que eu mandar” (1 Samuel 16,3). Deus mandou buscar Davi e Deus mandou buscar você. Ele poderia ter escolhido sua irmã, seu irmão, mas não o fez, porque essa missão era de Davi.

Não foi Davi que tomou a iniciativa de se pôr à frente daquele povo, não foi ele que se escolheu, foi Deus que mandou buscá-lo. Também não foi você quem tomou a iniciativa e você pode até dizer: “Deus mandou me buscar!”. 

O Senhor considera a escolha que Ele fez e quando escolhe alguém, seja para  fundador, coordenador, formador ou para estar à frente de um ministério, Deus a unge. Mas, às vezes, por um desejo humano, por um plano humano, por um projeto pessoal, podemos rejeitar essa unção, essa escolha. Nós perdemos, muitas vezes, a visão espiritual da escolha e eleição de Deus sobre o outro e sobre nós. Vamos atrapalhando, de certa forma, o trabalho de Deus e o trabalho do Espírito Santo. 

Quem é dona de casa sabe que, para a massa não grudar no fundo da forma, é necessário untar, e untar significa aplicar unto, ou seja, óleo. Eu também preciso me abrir a esta unção dada e me deixar ”untar” pelo Senhor. Uma coisa é receber a unção, outra coisa é se deixar possuir por ela. Você já se deixou possuir por esta unção? É muito importante deixar que o Espírito Santo possua o seu coração de tal forma que você não consiga mais negar essa escolha. Como vimos, Deus escolhe os improváveis! Deus escolhe os imprevisíveis… para os homens.

Talvez, pessoas do seu meio não te escolheriam, porque há pessoas muito melhores no ofício de cantar, no ofício de tocar, mas, existe algo em você que Deus viu e que é essencial para a evangelização acontecer. Deus viu, em Davi, apesar de todos os pecados dele, um coração fiel. Deus precisa somente de um coração fiel e possuído pelo Seu Espírito, e isso é básico. Não adianta conhecer todas as teorias e técnicas se não tiver o principal, um coração fiel e possuído pelo Espírito Santo. 

No momento em que Davi foi ungido, o Espírito do Senhor apoderou-se dele. O protagonista da evangelização é o Espírito Santo. Se Davi não fosse movido pelo Espírito não haveria vitória. Pode haver barulho, agitação, muita emoção, mas, se não houver o protagonismo do Espírito Santo, não haverá unção. 

A unção não é algo que depende de nós, depende de Deus. Quem ensina a rezar é o Espírito Santo. Diga-me: como está a sua relação com o Espírito Santo? Como está a sua vida de oração? Porque o eleito, o escolhido pra estar nessa vida de unção precisa viver a fidelidade à vida de oração, cada um na sua realidade.

Você não deve só exercer um ofício, mas deve viver a partir dessa escolha que Deus fez. Por que Deus chamou você e não outro? Por que Ele te ungiu? Para que você seja dEle. Ele te consagrou para ser exclusivo, para pertencer a Ele, para que você realize a sua missão conforme os desejos dEle. Você pode aceitar ou não. 

Se você não mantém essa sintonia com Deus, pode perder a unção. Você não perde a unção do seu batismo, porque ela é irrevogável, mas, pode perder a unção para desempenhar aquela determinada missão e, por conta disso, acontecem as substituições, porque o foco necessário para realizar a missão se perdeu. Deus nos capacita para isso, para levar as pessoas ao Seu encontro, e este é o foco. Se quisermos ser diferentes disso, ficaremos frustrados.

Como está o seu coração no desempenho da sua missão? A missão exige esvaziar-se para que a unção passe por nós e chegue ao coração do povo. Davi permaneceu fiel a Deus, ele caiu, mas voltou. Voltou e reassumiu. Muitos de nós caímos mas, o importante é voltar para reassumir a missão que Deus nos confiou. É preciso rezar e ter uma comunhão amorosa com Deus. Peçamos a Deus que Ele venha derramar sobre nós o Espírito Santo, a Sua unção.

 

Salette Ferreira

Missionária da Comunidade Canção Nova e cantora

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.