A missão do músico

Descubra o papel e a missão do músico

Antes de entrarmos no tema da missão do músico, é preciso fazer referência à vocação musical. Existem muitas opiniões no que se diz respeito à vocação musical. Pois, há a indagação se qualquer pessoa, independente de ter tido contato com música, pode conseguir cantar e tocar algum instrumento musical.

É preciso entender que, se existe uma dedicação, persistência e um bom professor, qualquer pessoa pode aprender os princípios básicos da música, até as técnicas avançadas, cantar ou tocar um instrumento. Entretanto, é perceptível a diferença quando alguém tem um dom, um talento recebido ou uma inclinação musical.

Na música cristã é muito notável quando alguém se esforça e consegue fazer o básico e, também, quando alguém que canta ou toca com a alma, sabe usar as técnicas em união com a unção do Espírito Santo, conseguindo dar vida a uma música.

Como disse São João Paulo II, na sua carta aos artistas do ano de 1999: “Quem tiver notado em si mesmo esta espécie de centelha divina que é a vocação artística, de poeta, escritor, pintor, escultor, arquiteto, músico, ator…, adverte ao mesmo tempo a obrigação de não desperdiçar este talento, mas de o desenvolver para colocá-lo ao serviço do próximo e de toda a humanidade”.

A missão do músico

A partir disso, entramos na missão do músico. Percebendo sua vocação, seus dons e talentos, sua capacidade de usar o dom da música com eficácia, com unção, precisa transmitir a mensagem da salvação de forma criativa, atraente, com beleza e maestria.

A Igreja, ao longo dos séculos, sempre utilizou dos diversos tipos de arte para transmitir a mensagem do Evangelho e, a música, em especial, sempre foi necessária à evangelização.

Parafraseando São João Paulo II: é necessário que o músico cristão e todos aqueles que, apaixonadamente procuram novas manifestações da beleza para oferecê-las ao mundo como criação artística, tome posse do dom recebido. E, auxiliado pelo Espírito Santo, seja um verdadeiro anunciador da Palavra de Deus e leve, eficazmente, a beleza da salvação para conquistar os corações das pessoas para Deus.

:: Leia também:

:: Minha canção é católica?

:: Na música: protagonista ou coadjuvante?

 Padre Edilberto Carvalho

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.