Formação

A sua música precisa ser uma profecia

A sua música precisa ser uma profecia – Padre Edilberto Carvalho

O Senhor quer derramar sobre você toda a unção, para que a sua música possa ser cheia da unção d’Ele. Não somente de técnica, mas juntamente com a técnica, o Senhor que derramar a Sua unção, para que a sua música seja realmente uma profecia.

No primeiro versículo dessa leitura do profeta Isaías, Deus pede para o profeta levantar a voz como uma trombeta. A trombeta é um instrumento musical de sopro, que, naquela época, era muito usado. Deus está ensinando o profeta a emitir a profecia como o toque sonoro de uma trombeta.

A voz é um instrumento musical. Ao ler, dei de cara com o primeiro versículo e fiquei nele. Deus já me falava. Ele está chamando você, músico católico, a ser profeta com a tua musicalidade, com teu instrumento musical, com a tua voz. A tua música precisa ser uma profecia cheia da Unção Divina. A tua composição precisa ser uma composição vinda do alto com Unção Divina, como uma profecia que é Deus que fala. 

O teu canto precisa ser uma profecia. O teu tocar. Os acordes tocados pelo instrumento musical precisam ser uma profecia. Você percebe que a missão do músico não é qualquer missão, é uma missão grandíssima e de muita responsabilidade. O profeta é aquele que é voz de Deus. 

Todo profeta é chamado por Deus para duas coisas: anunciar aquilo que Deus manda anunciar, e denunciar aquilo que Deus pede para denunciar. Meu irmão, músico, o teu canto precisa ser voz de Deus, precisa ser uma música equalizada por Deus. É Ele que precisa equalizar conforme a sua unção, conforme a sua verdade, para que a nossa musicalidade seja uma profecia. 

Nosso cantar, nosso tocar, tem uma missão: anunciar a salvação. Levar a salvação a quem Deus nos direcionar. Na palavra de Ezequiel, 33, de 1 a 6, Deus fala que, quando eu mostrar a espada e as trombetas soarem, aquele que escutar o toque da trombeta e segui-la esse terá salvo a sua vida. Aquele que a escutar, mas não lhe der atenção, não vigiar, esse perderá a sua vida.

O canto nos mostra a nossa missão de continuar sendo comunhão na vida do outro, de ser amigo na vida do outro, de ser Cristo na vida do outro, de ser verdadeiramente um profeta, ser voz de Deus onde o Senhor nos manda. Por isso, meu irmão e minha irmã, músicos que têm essa vocação divina dada por Deus a ser profeta com o teu ministério de música.

Não fique desmotivado porque a sua música não é tocada nas plataformas digitais, porque a sua música não toca no rádio e na TV, nos grandes festivais de música. Mas veja: se a sua música cumpre a missão profética onde você está, que é ser profecia com toda a unção de Deus, na capela do seu bairro, lá na sua paróquia, na sua diocese, no seu grupo de oração, no seu grupo de jovens… Se você já cumpre essa missão profética do Senhor, a sua música já tem a razão de ser, você está profetizando.

Se existe o desejo de santidade no seu coração, a sua música vai ter sentido. Ministro de música que não vive uma vida de intimidade com Deus atrapalha os planos d’Ele na vida dos outros. É preciso cantar o que vivo e viver o que canto.

Para conferir a pregação completa “A sua música precisa ser uma profecia”, acesse:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.