Formação para Músicos

A vocação do músico católico - Padre Wagner Ferreira

A vocação do músico católico é o tema da Formação para Músicos de Hoje – confira o que o padre Wagner Ferreira tem para te dizer

 

A primeira vocação de um músico católico é ser cristão, ser discípulo de Jesus. Pela graça de Deus, o músico católico deve seguir os passos de Jesus. Independente do seu ministério e do serviço que presta à música. O músico católico deve ser apaixonado por Jesus procurando colocar no seu dia a dia, em prática, os ensinamentos de Cristo. 

No contexto da vida da igreja eu percebo a música católica como um serviço à liturgia, um serviço à glória de Deus, que a celebração litúrgica nos proporciona mas não só mais um serviço à evangelização.

 

Padre Wagner Ferreira nos fala sobre a vocação do músico católico, a devoção à Nossa Senhora e a dedicação à conversão e a evangelização

 

Foi numa festa de Santa Cecília, padroeira dos músicos, que padre Jonas pediu a Deus essa graça. Se for útil à evangelização, que eu também receba Senhor talentos para a música. E por isso o padre, contemplado com esses talentos musicais, também dedicou a sua vida à evangelização através da música, composições lindas e profundas, nos ajudam a rezar.   

Por isso, nesse ano celebramos os 45 anos da fundação da Comunidade Canção Nova e começando a Canção Nova, a comunidade, padre Jonas não teve dúvida em afirmar por inspiração de Deus. A Canção Nova é a Casa de Maria. A Canção Nova tem Maria por mãe, é claro que Maria, a Virgem Santíssima, ela é mãe de todo discípulo de Jesus.  

 

Cultivar a devoção à mãe de Jesus 

Maria nos ajuda nesse processo de formação do discipulado de Cristo. Uma formação que garante nos tornarmos cada vez mais semelhantes a Jesus. A vocação do músico católico é ser discípulo de Jesus e certamente a Virgem Maria lhe ajudará nesse processo. Cultive meu irmão, cultive minha irmã, essa intimidade espiritual com a mãe do Senhor. 

Deixe-se também formar por Nossa Senhora. ela vai garantir a você a realização de uma vocação de discipulado de Cristo. De uma vocação à santidade. De modo que você não se perca. Que você, pelo contrário, conquiste a coroa incorruptível. Cultive a devoção à Nossa Senhora. Mãe mestra, mãe da Igreja, mãe de Deus e nossa mãe.  

 

A música como pretexto de santidade

Eu percebo a música católica como um verdadeiro ministério para que de alguma forma as pessoas possam ter um encontro com Cristo e possam também experimentar aquele sustento espiritual que nos ajuda a perseverar na fé. 

Eu também percebo a música católica como um pretexto de Deus para que você músico realize a sua vocação de discípulo de Cristo para que você músico realize a sua vocação. O ministro na música católica existe para salvar, existe para levar as pessoas a experiência da salvação de Cristo.

 

Porque o seu primeiro chamado, a sua primeira vocação como músico católico é ser discípulo de Cristo. 

 

Você não pode se dar ao direito de se perder depois de ter doado a sua vida ao ministério da música. Dedique-se à evangelização. Dedique-se a esses talentos que Deus lhe concedeu no canto, os talentos musicais, no instrumento. Dedique-se. Mas não deixe de dedicar-se à própria conversão, à própria santificação. 

 

O verdadeiro discípulo de Jesus

 

Eu tenho que dizer, a você músico católico, não queira esgotar sua vocação de discípulo na missão de evangelizar por meio do seu ministério. A missão é fundamental. A missão não pode faltar na sua vida, mas ser discípulo de Jesus vai muito além daquilo que você realiza no seu ministério de música.

Ser discípulo compreende a vida de oração. Ser discípulo compreende fidelidade à vida da igreja, aos sacramentos da igreja. Ser discípulo compreende o testemunho da fé também por meio do amor ao próximo. 

Devemos todos, e sobretudo você que é músico católico. Devemos estar dispostos a ser de Deus. A dar testemunho da fé. Dispostos a realizar a nossa vocação à santidade mesmo quando nos faltarem os talentos musicais. 

Porque ninguém garante que você sempre terá essa voz maravilhosa. Ninguém garante que você terá sempre esse talento musical. Como instrumentista, tecladista, baterista, guitarrista, não sei. Quem é que garante? Portanto, a disciplina na vida espiritual, o cultivo da sua vocação de discípulo de Cristo, a fidelidade ao chamado à santidade. 

 

Suelen Barros

Conteúdo Digital

 

Para conferir a pregação “A vocação do músico católico” que inspirou esse conteúdo acesse este link.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.