Formação Humana

Como equilibrar seus sentimentos após o show?

É preciso estar atento a todos os sentimentos e emoções que são despertados após o show

Quando um artista expressa sua arte, ele traz à tona a própria intimidade. Suas emoções, sua história e os processos que já viveu com Deus, tudo isso é tocado, mexido e transformado em arte. Por causa disso, a apresentação feita com verdade deixa nossa sensibilidade à flor da pele. Nossos afetos, nossos sentimentos, nossas carências e desejos sexuais estão frágeis, podendo ser alcançados pelas pessoas ao redor. Quantos músicos eu já vi cair em tentação por causa disso! Envolveram-se em casos extraconjugais, praticaram o homossexualismo ou passaram dos limites no namoro após o show, o grupo de oração ou a apresentação de dança e teatro.

Como_equilibrar_seus_sentimentos_apos_o_show

Além da nossa afetividade e sexualidade, outro processo acontece na arte. Como ela exige habilidades físicas e mentais, na tensão de acertar e fazer algo belo, vivemos grande descarga de adrenalina. E perguntamo-nos: “Será que vai dar certo? O povo viverá comigo o show? Teremos problemas técnicos? Vou cantar/tocar certo?” Tudo isso gera expectativa interna e, com isso, temos um forte pico de emoção. Como é difícil dormir logo após um grande show! Apesar do cansaço, deitamos na cama e a mente continua a repassar cada detalhe, cada som, cada condução. Com o tempo, isso gera um grande desgaste. Essa montanha-russa de emoções vai se transformando em cansaço emocional. Precisamos estar atentos a tudo isso.

Para retornar ao seu equilíbrio emocional e afetivo, recomendo que todo artista dê grande atenção ao seu momento pós-arte. Cuidado! Nada de namorar ou ficar em contato físico após o show (nem com amigos). Desça do palco, ou da apresentação, e se recolha um pouco. Faça oração de renúncia. Essa oração é simples, mas muito poderosa. Pode ser feita assim: peça a Deus que o lave com Seu Sangue de toda contaminação, de todo orgulho; e clame ao Espírito que reequilibre seus sentimentos e sua sexualidade. Renda a Deus toda a glória pelo que foi bom e peça-Lhe perdão pelo que não o foi. E proclame o senhorio de Jesus em todas as áreas de sua vida. Eu, geralmente, termino a apresentação rezando “A cruz sagrada” de São Bento.

Para ajudar o corpo a se reequilibrar e poder dormir melhor, preste atenção à sua alimentação. Tente se hidratar bastante e comer coisas leves para que o corpo sofra menos os efeitos da descarga de adrenalina. Os shows terminam tarde e, geralmente, a banda vai comer depois que tudo acaba (coisas nada saudáveis, tipo pizza, churrasco, lanches…). Isso altera a rotina normal do organismo e aumenta a chance de que a noite de sono seja ruim.

Outro ponto importante é o retorno para sua família. No palco, você se expõe diante de pessoas que não o conhecem e que admiram aquele “personagem” que eles conhecem na missão. É muito importante retornar para a realidade e para as pessoas que o amam pelo que você realmente é. É maravilhoso quando podemos chegar em casa depois de um show e ir lavar louças, cuidar dos filhos, abraçar nosso (a) marido (esposa). Isso nos faz nos lembrar quem realmente somos. E esse amor verdadeiro, pé-no-chão, do dia a dia, equilibra nossos afetos. É muito importante que o (a) marido (esposa) nos acolha quando voltamos para casa. Esse é o nosso lugar. É ali que Deus se revela a nós na Sua forma mais palpável e humana. É esse o carinho que você deverá buscar quando estiver carente. Para os que possuem vocação ao matrimônio, Deus escolheu nos amar por intermédio de nosso cônjuge. Se sua família não está bem, busque o refúgio e o preenchimento em Deus para ser luz para os da sua casa. Sua missão começa aí. Deus lhe dará a força necessária. Ele nunca falha! Suas promessas se cumprirão. Mantenha a fé.

Veja também:

.: Trabalhando a sensibilidade e a sexualidade


Roberta Castro

Roberta Castro é Ginecologista e especialista em terapia familiar. Coordenadora do Ministério de Música e Artes da Renovação Carismática Católica no Estado do Espírito Santo.

Escritora pela editora Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

Este conteúdo foi plublicado na(s) categoria(s) Formação.
↑ topo