Fomação

Como escolher as músicas da Santa Missa?

Padre Márcio traz para você orientações para separar corretamente as músicas para a celebração da Santa Missa

 

Antes de tudo, o cântico nos introduz ao grande mistério da Santa Missa. É bom que o músico e o instrumentista tenham essa consciência. Então, vamos para a Santa Missa para viver um grande mistério, o mistério da nossa salvação: “a Eucaristia é o céu na terra” (São João Paulo II). Na Santa Missa vamos nos alimentar do banquete da Palavra e do Pão consagrado, ali somos instruídos, exortados e amados por nosso Senhor.

Apresento aqui alguns pontos que acredito que ajudarão a escolher bem as músicas para Santa Missa.

Primeiro é bom estar em sintonia com o padre,  o presidente da celebração, para que ele também faça alguma observação. Depois pode ser que o padre celebre alguma memória facultativa, então as leituras e as canções devem estar de acordo com aquela comemoração.

Segundo é bom que o músico tenha consciência de que a missa não é um show, a missa não é uma apresentação, a missa não é para se promover, para lançar uma música ou divulgar música nova, principalmente se esta não se encaixa com uma liturgia.

Terceiro, é importante verificar o tempo litúrgico. Qual é o tempo: Comum, Quaresma, Advento, Natal? A missa é dominical ou semanal? A celebração é uma solenidade? É uma festa? É uma memória obrigatória? É uma memória facultativa?

Quarto, verifique também as leituras. Quais são as leituras daquele dia? Verifique a liturgia, se os cânticos estão em sintonia com a Palavra de Deus que está sendo proclamada. Que haja esse belo casamento: a música que vai ser cantada e a palavra que vai ser falada, é importante que haja casamento entre a sintonia.

Quinto, verifique o ambiente. Qual é o ambiente? Qual é o público? É uma paróquia, um mosteiro ou um santuário? Que povo frequenta aquela santa missa? É um povo maduro, são idosos, jovens, crianças? Com o olhar para o ambiente e seus frequentadores também pode se questionar “É o caso de de músicas em latim ou em outras línguas?” Mas quem canta sabe cantar em latim? Sabe cantar em outros idiomas? Pelo amor de Deus, se não se sabe cantar música em latim, então não cante. É preciso ter uma segurança para cantar em latim ou em outra língua, mas é preciso verificar se o ambiente condiz. Se a pessoa vai cantar numa colônia italiana é claro que condiz cantar músicas em italiano, porque as pessoas entendem.

Enfim, meus irmãos músicos, a escolha das músicas pode seguir as dicas acima, e penso ainda que o músico deve ter uma vida espiritual, deve ensaiar bastante, deve levar o povo a entrar em comunhão com Deus, deve ajudar o povo a cantar a liturgia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.