Formação

Corresponder ao chamado

Corresponder ao chamado – Padre Bruno Antônio

Deus nos chama a uma vocação específica. Deus nos chama primeiramente à santidade, dentro de um estado de vida específico, como o sacerdócio, vida religiosa, vida missionária, matrimônio. Descobrir o chamado de Deus e corresponder ao chamado dizendo sim a Deus é uma das coisas mais belas que podemos fazer nesta vida.

O sacerdócio foi a escolha mais bela que eu fiz na minha vida. Foi a escolha mais feliz que eu fiz na minha vida. Porque é Deus que nos chama. Deus nos escolhe. Dizer sim a Deus que nos chamou à vocação é iniciar aqui já neste tempo, neste mundo, uma alegria, uma felicidade que é eterna, que não passa, uma felicidade que não está condicionada aos bens deste mundo, às coisas deste mundo, ao tempo deste mundo. Já iniciar aqui a felicidade que terá continuidade no céu. 

É por isso que toda vocação tem a sua iniciativa em Deus. É Deus que nos chama e toda vocação nasce dentro de uma família. É a família, esta instituição divina responsável por fazer nascer tantas vocações. Se hoje eu estou aqui é porque um dia os meus pais também disseram sim, ao chamado, à vocação deles ao matrimônio. Eles responderam a esse sim para serem um através do matrimônio. Corresponder ao chamado.

Estabelecendo assim essa instituição chamada família. Instituição divina, é Deus quem vocaciona também para o matrimônio. E essa instituição chamada família já começou lá no Jardim do Éden, quando Deus criou o homem e a mulher, Adão e Eva. Para de maneira específica se tornarem uma unidade e serem um, se tornando uma família. 

E o ambiente, formado pelo amor entre o pai, a mãe, os filhos, é o que nós chamamos de lar. O lar é o berço dos costumes, é o berço dos hábitos. O lar é o berço da moral, do caráter, das crenças. É lá dentro da sua casa que isso se inicia, que é formado o homem de Deus, a mulher de Deus. Se não se bem forma uma família, destrói-se também todos os valores de uma sociedade. Se se destrói uma família não existem mais vocações. 

A palavra vem dizer: maridos, amai as vossas mulheres – aí eu posso estender para os seus filhos – como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela. Como é que Cristo amou a Igreja? Como é que Cristo nos amou? Dando a vida, se sacrificando na cruz por nós. Entenda uma coisa, meu irmão, minha irmã, como cristãos, nós somos chamados, nós precisamos viver a verdade, que é o próprio Cristo, e a testemunhar a vivência da verdade, em nossas atitudes, em nossas ações, em nossos comportamentos.

Está difícil para você romper com o pecado? Romper com o vício, romper com a mentira, romper com a palavra dúbia? Clame ao Espírito Santo. Peça ao Espírito Santo esse fogo que nos purifica. Esse fogo que queima o nosso coração, e que limpa o nosso coração desses vícios. E nos faz Corresponder ao chamado.

 

 

Para conferir a pregação ” Corresponder ao chamado ” completa acesse:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.