Formação

Deixar-se transfigurar em Cristo - Padre Vagner Baia

Deixar-se transfigurar em Cristo – Padre Vagner Baia

Esta palavra chegou até nós porque, verdadeiramente, Jesus ressuscitou. Se Ele não tivesse ressuscitado, nós não saberíamos dessa história. Pedro, Tiago e João não iriam contar uma coisa que eles viram, mas que não foi pra frente. Por eles terem visto a Ressurreição de Jesus, caminhado com Ele durante 40 dias, eles tiveram a prova concreta de que Jesus ressuscitou dos mortos, esteve com eles e O viram subir ao céu. 

E aquele anjo que disse para eles: “Não fiquem aqui agora. Vão, anunciem e testemunhem tudo o que Jesus vos disse”, e eles cumpriram essa ordem de Deus, escutaram tudo de Jesus e, depois, vieram testemunhar e anunciar a salvação a cada um de nós. 

Por isso nós estamos aqui, vivendo já essa graça. Por causa desse testemunho, porque eles viram, contemplaram, antes da morte de Jesus, a Sua glória. Mostrando como vai acontecer também com cada um de nós que vive essa graça. “Escutai tudo o que Ele diz”, e nós colocamos em prática. Mas não pertencemos a este mundo, precisamos nos deixar transfigurar em Cristo. Nós também iremos nos transfigurar numa vida nova. 

Em Jerusalém, acontece a Festa da Transfiguração; e quando vamos lá, pedimos a graça de vivenciar isso. Existem dois subsídios para vivenciar a transfiguração, que aparecem com Elias e Moisés. Um traz a lei de Deus. Ela precisa estar no meu coração para me transfigurar, para ser um homem novo, para nascer de novo, para viver em Cristo, para ver a glória de Deus. Eu preciso colocar os mandamentos de Deus dentro do meu coração. Deixar-se transfigurar em Cristo.

No segundo subsídio, ele está falando de Elias, que é o profeta, o testemunho vivo de Deus. Realiza milagres e prodígios no meio de nós, tornamo-nos fonte de milagres para os outros, fonte de graça para os outros. Quando nós estamos em Deus, somos capazes de transfigurar, nossas orações tem o poder de curar, de fazer prodígios, de fazer milagres quando nós estamos em Deus e vivendo essa transfiguração.

Deus nos dá a graça, porque nós somos da família sacerdotal de Cristo. Jesus tornou o sacerdote segundo a ordem de Melquisedec; então, todos que nascem da Ressurreição de Cristo, daquilo que Ele fez, da Redenção em Cristo na Cruz, torna à família sacerdotal.

A nossa herança de cristãos não é dinheiro, não são bens, mas é a graça de Deus. Todos nós, quando batizados, tornamo-nos filhos de Deus. Nosso pai e nossa mãe nos educam para Ele. O filho vem pela graça de Deus. Não é meu, é d’Ele, e se Ele pedir, eu tenho que o devolver. 

E Deus usa Jesus no lugar de todos os outros sacrifícios. O cordeiro é a figura do Cristo imolado por nós, que vai nos dar a graça de ser desta família. Daqueles que fazem sacrifícios, penitência, tudo por amor a Deus. Tudo para ter essa graça de ser filho amado de Deus, que quer ser transfigurado. Nós não pertencemos ao nosso pai e a nossa mãe. Na educação, eles estão nos capacitando para a riqueza de Deus. Por isso e para isso devem deixar-se transfigurar em Cristo.

 

Para conferir a pregação “Deixar-se transfigurar em Cristo” completa acesse:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.