A regente do Coral Canção Nova, Juliana Moraes, fala sobre a importância da harmonia entre os membros do coral
Acredito que, antes de entrar no tema deste texto, é importante sabermos o que significa a palavra harmonia. Se formos pesquisar no dicionário a palavra “harmonia”, encontraremos as seguintes definições:
Substantivo feminino com origem do idioma grego, que indica uma concordância ou consonância tanto artístico quanto social. Alguns sinônimos de harmonia podem ser equilíbrio, ordem, acordo, concórdia, consonância, entendimento, conciliação etc.
Estando, muitas vezes, relacionada ao universo da música, a harmonia musical indica a concordância ou combinação de vários sons simultâneos ou de acordes que são agradáveis ao ouvido. É interessante perceber que, tanto no sentido social quanto musical, existe a palavra concordância. Para que, de fato, haja harmonia entre os membros do coral, é preciso existir a concordância, ou seja, o desprendimento dos próprios conceitos, das próprias vontades visando o bem comum; afinal, se não caminharmos todos juntos na mesma direção, nosso trabalho estará fadado ao fracasso.
Se formos mais longe, poderemos perceber que em todos os nossos relacionamentos precisamos buscar essa tão desejada harmonia, onde desenvolvemos a capacidade de dialogar, de despojar-se de si, perdoar, pedir perdão e respeitar o outro. Não podemos ser desencarnados quando pensamos em harmonia, achando que tudo é perfeito. Isso seria uma interpretação completamente equivocada da palavra. Sempre teremos as nossas divergências, afinal, somos diferentes. Em nosso meio, existem os mais “temperamentais”, os mais tranquilos, mais falantes e calados. Somos diferentes, mas, nas nossas diferenças, precisamos aprender a nos encontrar para que possamos nos enriquecer uns com os outros a partir daquilo que somos.
O nosso trabalho, com o Coral Canção Nova, só está fluindo, porque nós nos acolhemos uns aos outros, respeitamo-nos, reconciliamo-nos, sobretudo, temos um objetivo único: evangelizar por meio da nossa música.
Precisamos ser sinceros uns com os outros. Não podemos mascarar situações, precisamos resolvê-las. Precisamos pedir perdão uns aos outros, inclusive o regente também precisa pedir perdão. Quantas vezes eu errei e erro! Quantas vezes eu magoo os meus coralistas, mas, como eu os amo, tenho toda a humildade de pedir perdão quando eu erro, afinal só é capaz de pedir perdão quem ama.
Posso dizer que o segredo da harmonia entre os membros do coral está na disposição de cada um em buscar a sua conversão pessoal, a fim de que, cada vez mais, eu possa dar o melhor de mim para a missão. Uma pessoa integrada promove a harmonia.
Coral Canção Nova Clipa Oficial: Santo