Diácono Nelsinho Corrêa nos relembra a importância do Sacramento do Batismo e
como foi a composição da música que relata esse sacramento
O Sacramento do Batismo é a porta de entrada para todos os outros sacramentos, por isso é também chamado de Sacramento da Iniciação. Há tempos atrás, encontrei um bebezão lindo, filho de uma cantora famosa, e logo fiz a pergunta que sempre faço ao ver um bebê: “É batizado?”. “Não!”, respondeu a vovó. Aí eu disse: “Que lindo pagãozinho!”. Ela retrucou: “É… mas ele é consagrado a Nosso Senhor!”. E eu, de pronto, repeti: “Que lindo pagãozinho consagrado a Nosso Senhor!” [risadas].
Esta é a mais pura verdade: sem o Sacramento do Batismo somos pagãos! Mal comparando, o batismo é como se fosse um registro de filho de Deus.
Foi nesta inspiração que compus a música ‘Sacramento do Batismo’. Levei sete anos para compô-la, pois segui “Ipsis Litteris” [ do latim significa “pelas mesmas letras”] a sequência do ritual do Sacramento do Batismo, por isso levei esse tempo para a compor.
Essa música, que está disponível nas plataformas digitais e também conta com um lindo clipe do Sacramento do Batismo do meu primeiro neto, contemplo cada rito do sacramento na sequência.
Geralmente, canta-se uma música ao Espírito Santo ou aquela música “Água Viva” do padre Zezinho. É muito escassa a produção de músicas que fazem referência ao sacramento. Creio que minha música seja a primeira a acompanhar cada passo do sacramento, não conheço outras músicas.
Celebrar nosso batismo, data mais importante de nossas vidas! Aliás, deixo a pergunta: “Que dia você foi batizado?”.