MÊS MARIANO

Maria e os músicos

A presença da Virgem Maria na vida do músico católico

“Maria então disse: ‘Minha alma glorifica o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador…” (Lc 2,46-ss)

Estamos no fim do mês de maio. Este é um tempo, que, com todo carinho, dedicamos a Nossa Senhora, Mãe de Deus e nossa Mãe. Portanto, quero partilhar com vocês um pouco da presença da Virgem Maria na vida do ministro de música.

Os versículos acima citados fazem parte do Magnificat, também conhecido como o “Cântico de Maria”. O que levou Nossa Senhora a dizer, a cantar tão belo louvor a Deus?

Maria é presença real em nossa vida. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

De forma bem resumida trago 3 pontos:

Primeiro: Maria estava cheia, repleta do Espírito Santo. Ela é a esposa do Paráclito, a cheia de graça. Foi por obra d’Ele que Jesus foi gerado no seio virginal de Nossa Senhora. Foi a ação do Espírito que fez com que uma “simples” saudação a Isabel, sua prima, enchesse-a do mesmo Espírito. Maria, íntima do Espírito Santo.

Segundo: ela trazia em suas entranhas o Filho de Deus, Jesus. Não estava só! Jesus e Maria se nos apresentam, neste mistério, tão intimamente unidos, que Jesus está todo em Maria, e Maria toda em Jesus. Esta união mística não se rompeu com o nascimento do Senhor, e os corações jamais se desuniram. Maria, íntima de Jesus.

Terceiro: Maria conhecia a Palavra de Deus, porque cada parte desse cântico é retirado de um trecho das Sagradas Escrituras. Resplandece no Magnificat a saudação própria dos Salmos, e nele há reminiscências também de vários livros do Antigo Testamento, como dos profetas, do Pentateuco e dos Livros Sapienciais. Em média, há 14 citações diferentes do Antigo Testamento. Maria, íntima da Palavra de Deus, íntima de Deus.

Com Maria, aprendemos, hoje, que necessitamos ser íntimos de Deus Pai, de Jesus Cristo e do Espírito Santo. Ler as Sagradas Escrituras, adorar Jesus Sacramentado, clamar o Espírito Santo e participar da Santa Missa são atitudes que todo cristão precisa realizar. Podemos somar ainda a reza do Santo Rosário, uma forma de, unido à Maria e por Sua intercessão, sermos mais próximos de Deus.

Dessa forma, amigo músico, o seu canto também será profético!

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!
Deus o abençoe!


Emanuel Stênio

Emanuel Stênio nasceu em Martins (RN) e é consagrado na Comunidade Canção Nova desde 2006. Atua como cantor católico, compositor, pregador, apresentador de TV, locutor de rádio e escritor. Atualmente, faz parte do ministério Amor e Adoração.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

Este conteúdo foi plublicado na(s) categoria(s) Formação.
↑ topo