Formação

Músico, não profane seu Ministério

Músico, não profane seu Ministério – Padre Edilberto Carvalho 

Meus irmãos e minhas irmãs, músicos católicos e todos que foram chamados por Deus, por providência divina, vamos falar, hoje, sobre o grande músico Davi, escolhido pelo Senhor. A grande maioria dos Salmos foi escrita por ele. O cuidado e a predileção que Deus teve para com Davi durante toda a sua vida. 

O profeta Samuel, a pedido de Deus, foi ungir aquele que seria o rei de Israel. E na casa de Jessé, Samuel procurou pelos filhos dele. Depois de olhar os sete filhos, o Senhor disse a Samuel que não era nenhum deles. O filho mais novo, Davi, estava pastoreando as ovelhas. Então, todos esperaram por ele para cear. 

Quando Davi chegou, Deus mandou Samuel ungi-lo, e a partir daquele momento, o espírito do Senhor apoderou-se dele. Isso é o mais importante. Quando foi ungido com o óleo, o Espírito de Deus apoderou-se de Davi. Ministro de música. Eu, você, nós somos templos do Espírito Santo. Eleitos. Dentro de nós habita o espírito, e é Ele quem vai fazer tudo. 

A grandeza de um homem mede-se pela coragem e pela fidelidade à lei do Senhor. Quando Davi estava morrendo, chamou seu filho Salomão e lhe deu conselhos. “Sê corajoso e porta-te como homem. Observa os preceitos do Senhor teu Deus. Andando em seus caminhos, observando seus mandamentos, como está escrito na Lei de Moisés”. Esse é o conselho que Davi dá ao seu filho, que assumiria o trono, seja corajoso.

Coragem e fidelidade são características daquele que se deixou e que se deixa, a todo momento, ser conduzido pelo Espírito Santo. Davi foi corajoso e fiel aos preceitos do Senhor, apesar das suas fraquezas, porque, dentro dele, habitava o Espírito Santo, do qual ele foi ungido. Não profane seu Ministério.

Músicos católicos, ministros de música, para ser um bom guerreiro na batalha precisa ser corajoso, obediente às ordens do general que é Cristo. Sede corajoso, isso basta, o restante é o Espírito que vai fazer em você. Essa coragem quem vai lhe dar é o Espírito, portanto deixe ser conduzido. Seja fiel. E só seremos fiéis se deixarmos o Espírito nos conduzir.

 João Batista também foi corajoso. Enfrentou e denunciou a situação de Heródes e Herodíades. Foi profeta, foi à prisão e ao martírio. O ministro de Música deve ser uma junção entre Davi e João Batista. Ser rei e ser profeta.

É preciso dar dignidade ao dom que Deus nos deu. É um dom real, vindo da realeza, do rei. Não podemos deixar que nenhum inimigo invada o meu reino. Somente reina, aqui dentro, o rei dos reis. Se não tomarmos o controle, a nossa música não terá fruto, por isso não profane seu Ministério.

É triste ver os escolhidos de Deus profanando o dom que Ele deu. Profanando o seu ministério. Vendendo o seu ministério. Preciso falar isso porque no final só restará aquele que se mantiver fiel e santo. No final, só se manterá quem estiver progredindo no caminho de santidade. 

Existem ministros de música e existem músicos. Ministros de música são inteiramente do Senhor. Músicos, são parcialmente. Ministros de música são sagrados, foram escolhidos do meio do povo. Não se profanaram. Ministro de música, não profane o templo onde habita o Espírito de Deus. Músicos podem tocar onde quiserem, tudo é permitido, tudo convém.

Muitos se dizem ministros, mas usam do dom para profanar primeiro o seu templo. E depois o templo daqueles que Deus queria alcançar. Ele te deu um dom maravilhoso, para salvar as almas, e muitas vezes, ministros de música estão usando do seu ministério para profanar e distanciar pessoas de Deus. É diferente a música de quem vive o que canta. De quem canta o que vive. É fácil identificar aquele ministro de música que não vive nada, perde a unção.

Ministro de música, seja uma alma que ama a Deus. Onde é o lugar do ministro de música? Diante do altar. Quem não tem uma vida íntima, quem não tem uma oração diária, é fadado ao fracasso. Quem não está aos pés do Senhor, o adorando, é presa fácil para satanás. 

Olhares indecentes, conversas maliciosas, piadas, bebedeiras, vícios, ministros de música devem se afastar de tudo isso. É preciso ser amigo do confessionário. Confessar-se constantemente, se possível, quinzenalmente. O seu ministério só vai ser frutífero se você buscar a santidade e afastar-se dos pecados. Pecados todos nós teremos, precisamos lutar para buscar a santidade. Ir à missa, ainda que não vá tocar; guardar domingos e festas.

Se você não usar o bem para cantar pode cair em perdição. Ainda que a sua música seja popular, venda bem, tenha muitas visualizações, essas glórias terrenas não garantem a glória no céu. Músico, não profane seu Ministério. Aja com dignidade usando o dom que Deus te deu. Seja amigo de Deus. E cuidado com os escândalos, não há nada que está oculto que não vem às claras.

 

Para conferir a pregação “Músicos, não profane seu ministério” completa acesse:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.