Formação

Músicos! Erguei-vos, esta é a ordem do Senhor

Músicos! Erguei-vos, esta é a ordem do Senhor – Rogéria Moreira

 

Neste tempo que nós temos vivido, nós fomos alvejados de diversas formas. E por isso alguns estão dizendo “eu estou enfermo, meu ministério se desfez”. E mesmo assim o Senhor está dizendo: Erguei-vos! Vamos! Levanta! Vamos recomeçar. Todos nós temos motivos para não estar aqui. Para não continuar no seu trabalho missionário, na sua evangelização, por exemplo. 

Muitos ministérios de música, enquanto estava tudo fechado por conta da pandemia, estavam enfraquecidos, estavam vivendo situações difíceis. Estavam vulneráveis e desprotegidos. 

Tem uma passagem, segunda Macabeus, capítulo dez, versículo 24 e seguintes, diz da batalha de Judas Macabeu. Ele ia enfrentar uma grande batalha, como essa que nós ainda estamos enfrentando. E ele foi muito esperto, é essa esperteza que nós precisamos ter no nosso ministério. Enquanto o exército inimigo estava armado eles estavam protegidos, pela graça de Deus.

Muitos de nós, às vezes, no nosso ministério vamos contando com a nossa técnica, com os nossos estudos, mas não com a graça. Na hora mais difícil, em que aquele exército precisava, Deus enviou ajuda. Porque eles rezaram antes. Se preparam. Eles estavam cheios da presença de Deus. Nós muitas vezes somos levados pela tentação, e aí ficamos fracos e vulneráveis.   

Carlos Valles, um padre jesuíta, fala em um de seus livros sobre a graça do discernimento. Ele vai dizer que há três coisas que atingem uma pessoa a ponto de desviá-la da graça de Deus. Tira a pessoa do caminho certo. A pessoa fica fragilizada e aí vem as consequências. Em primeiro lugar, a preguiça. Em segundo lugar, o medo. E em terceiro lugar, a dúvida.

Davi, nosso músico, é como um exemplo para nós. Ele era um homem ungido. Porém, sabemos o que fez Davi cair. O adultério foi uma consequência, mas o que fez Davi cair foi o fato de ele não ir para a guerra. Foi a preguiça. Eu quero que você faça uma retrospectiva da sua vida, não somente como ministério, mas como cristão. Pelo fato de ter ficado em casa, com preguiça, largado no sofá, assistindo várias séries.

 Não que a gente não possa assistir isso de vez em quando, mas gente, tem hora que Deus nos chama à batalha, ao ofício. E muitos ministérios de música neste tempo de pandemia ficaram recolhidos. As missas ficaram sem músicos, e muita gente se encostou em um canto, e caiu na moleza, na preguiça.

Você conhece também a história de Jonas. Deus pediu para ele fazer uma coisa e ele não foi. Ele não somente não foi, como ele foi para outro lugar. Com medo de assumir a missão que Deus estava dando para ele. Talvez o seu ministério esteja pegando um outro barco. Há muitos ministérios de música ainda no porão, não se levantaram ainda. Erguei-vos!

Qual é o seu ministério? Qual é o seu dom? Que você escondeu e ficou com medo de usar. Existem muitos ministérios fugindo, com medo. Medo de ser cancelado. De colocar a cara e dizer que você é um cristão autêntico. De você vestir a camisa de Nosso Senhor Jesus Cristo. De se dizer filho da virgem Maria. E de ser cancelado na internet por isso. As músicas não falam diretamente de Jesus e nem do evangelho.

E muita gente, nesse tempo, passou por uma dúvida de fé. Onde está Deus na pandemia? Onde está Deus que não respondeu a minha oração? E permitiu que meu ente querido fosse embora, meu companheiro de missão, aquele membro da minha comunidade. Por que eu rezei tanto e as coisas não mudaram?

A dúvida pegou muita gente, e pegou muitos ministérios também. Um esvaziamento da fé tremendo aconteceu. Lembra da figura de Pedro andando sobre as águas? Jesus chamou: Venha, pode vir. Olhando para mim você não vai afundar. Aí você olhou para os lados, viu covid de um lado, viu a crise financeira do outro, e afundou. A dúvida leva à incredulidade.

E por que nós caímos tanto? Porque estávamos vulneráveis. Muitos ministérios já estavam enfraquecidos por falta de uma vida concreta de oração. Estavam atingíveis, facinho de pegar.

E hoje estamos nessa ode: Levanta! Restaura! Recomeça! Vamos juntar os cacos e fazer a nossa restauração. Pedindo perdão a Deus, se arrependendo. São João Maria Vianney dizia que um homem que está com a sua confissão em dia, o demônio foge dele. Esse pode ser o primeiro ponto para você se reerguer. E depois, retornar ao seu chamado, a sua vocação. É preciso estar eucaristizado, firmado na palavra de Deus. Erguei-vos!  

 

Para conferir a pregação completa “Músicos! Erguei-vos, esta é a ordem do Senhor” acesse:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.