Formação

Músicos, sejam profetas para o mundo

Rogerinha Moreira traz uma importante reflexão sobre o que é ser profeta, e por que os músicos devem ser profetas

Temos que ter em mente e no nosso coração que Jesus está voltando. E Ele diz em meu coração: “Diga a este povo que eu estou voltando e que o tempo é breve. Sejam músicos ou não, eu preciso de cada um deles”. Jesus precisa de você, sabia? Você que se acha indigno, pequeno, errado ou que tem uma história difícil, Jesus precisa de você. Onde eu não sei, para que eu não sei, mas Ele vai falar para você.

Você é capaz de gastar a sua vida para Deus? Quantos anos você tem? Você é capaz de dar o resto de vida que você tem para servir a Deus? 

Eu quero falar sobre ser profeta, não apenas para os músicos, mas para todos. Profeta é aquele que anuncia, que denuncia. Deus o está chamando a ser profeta, para evangelizar, para salvar almas e para trazer as pessoas para Ele. 

Vamos falar de Jeremias, um grande profeta. Enfrentou um povo difícil, que estava na idolatria e afastando-se do Deus vivo. E o Senhor escolheu Jeremias. Dizem que era um jovem, talvez com 13 anos. E Deus o escolheu jovem, porque os mais velhos estavam corrompidos. 

A passagem de Jeremias capítulo 1, versículo 5 afirma que Deus já o conhecia, desde o ventre materno, e que o consagrou profeta das nações. E que Jeremias respondeu que era uma criança e que não sabia falar. Então, Deus disse: “A quantos eu te enviar, tu irás e tudo o que eu te mandar dizer, dirás. Não tenha medo deles, pois estou contigo para defender-te”. 

Depois disso, a Palavra diz ainda que o Senhor colocou a mão na boca de Jeremias e disse que colocava as próprias palavras ali. Deus ungiu Jeremias para a sua missão, de enfrentar todos aqueles que estavam contra Ele. 

Você acha que foi fácil cumprir essa missão? Jeremias sofreu muito. Mas ele foi. Denunciou os falsos profetas. Falou o que estava errado. Denunciou as obras do mal. Jeremias foi fiel. No capítulo 20, a Palavra afirma que o profeta foi espancado e colocado no tronco. Você já apanhou por Jesus Cristo? Ainda não? Que bom, mas esse dia pode chegar. 

Jeremias foi fiel, mas teve vacilos. A perseguição, a opressão, foram tão grandes sobre ele, que em vários momentos pensou que não fosse conseguir. E ele pensou em desistir, mas o chamado, a voz de Deus dentro dele era tão forte, que ele disse sim. Porque ele foi seduzido por Jesus. 

Você pode ser tímido, medroso, mas com a força do Espírito Santo você consegue. Deus nos coloca em situações em que temos de ter coragem para enfrentar. Precisamos rezar e pedir o dom da coragem e da ousadia para assumirmos a nossa missão. Deixe de ser medroso e vá trabalhar para Deus. Pare de ser preguiçoso, pare de querer a porta larga e as coisas fáceis. 

Hoje, muitas pessoas optam pelo mais fácil. Até mesmo entre os músicos. Gente querendo buscar a fama. Querendo o que é mais cômodo. Uma missão que vai render mais. Infelizmente, essa pessoa está caminhando para afundar, porque a missão de Deus não é fácil. Você tem uma cruz e só você pode carregá-la. 

Os profetas precisam fazer a vontade de Deus. Às vezes, Deus pede pouco e ainda assim a gente nega. Ele nos coloca onde as pessoas têm sede d’Ele, e nós devemos nos sentir gratos por poder transmitir a Palavra de Deus. Você, ministro de música, não se negue a cantar onde Deus lhe pede.

Não existe cachê que pague o valor de salvar uma alma para Deus. Não existe reconhecimento nem lugares privilegiados que paguem um momento desses. Mas é preciso ser dócil para viver momentos assim. E é preciso estar revestido de Deus, porque, se você não for uma pessoa de oração, não receber a eucaristia, o demônio vai acabar com você.

Outra característica de um profeta é a verdade. Quando você for trabalhar para Deus, não viva na mentira. Fale a verdade, porque a mentira abre brechas para o demônio vir derrubar você. A pior coisa que existe é alguém que trabalha na igreja ficar mentindo. Não esconda a verdade. Eu sou assim. Eu tenho os meus erros. 

Seja justo, não se envolva em contrabandos de instrumentos. Seja justo no que você pedir para Deus. Seja justo nas suas atitudes. Seja justo no que você for fazer, no seu ministério. 

Os profetas são guerreiros de Deus. Use o escudo da fé para cumprir a sua missão, para poder anunciar a Boa Nova. No escudo da fé, você poderá apagar todas as flechas incendiadas do demônio. Coloque o capacete da salvação e a espada do Espírito. Se você quer trabalhar para Deus, tenha coragem, reze, faça a vontade de Deus e não se afaste da palavra d’Ele.

 

Transcrição adaptada

Acampamento para Músicos – Pregação: Músicos, sejam profetas para o mundo – Rogerinha Moreira

Você pode conferir a pregação completa acessando:

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.