Saiba tudo o que um músico católico precisa conhecer sobre o advento
Você quer escolher as músicas certas para cada domingo do Advento? Que estejam relacionadas ao tempo litúrgico, em sintonia com o sermão do sacerdote e que preparem adequadamente sua comunidade para a chegada do menino Jesus?
Neste artigo você vai aprender de forma simples e didática alguns ingredientes fundamentais para escolher as musicas adequadas para este tempo litúrgico maravilhoso e saber como apresentá-las em comunhão com o que a liturgia propõe.
Aprenda sobre este tempo!
O tempo do Advento tem uma duração de quatro semanas, de 03 de dezembro até 24 do mesmo mês. É composto de dois momentos. No primeiro deles, que se estende a partir do primeiro domingo do Advento, aparece com maior relevo o aspecto escatológico e nos é orientado à espera da vinda gloriosa de Cristo. As leituras da missa convidam a viver a esperança na vinda do Senhor em todos os seus aspectos: sua vinda ao fim dos tempos, sua vinda agora, cada dia, e sua vinda há dois mil anos.
No segundo período, de 03 a 24 de dezembro, se orienta mais diretamente à preparação do Natal. Somos convidados a viver com mais alegria, porque estamos próximos do cumprimento do que Deus prometera. Os evangelhos destes dias nos preparam diretamente para o nascimento de Jesus. Com a intenção de fazer sensível esta dupla preparação de espera, a liturgia suprime durante o Advento uma série de elementos festivos. Desta forma, na missa já não rezamos o Glória. Se reduz a música com instrumentos, os enfeites festivos, as vestes são de cor roxa, o decorado da Igreja é mais sóbrio, etc. Todas estas coisas são uma maneira de expressar tangivelmente que, enquanto dura nosso peregrinar, nos falta algo para que nossa alegria seja completa. E quem espera, é porque lhe falta algo.
Temas de cada domingo:
1 – Domingo: vigiar e esperar a vinda do Senhor!
2 – Domingo: João Batista – preparai o caminho do Senhor
3 – Domingo: João Batista – “Ele não era a Luz mas veio dar testemunho da Luz!”
4 – Domingo: Maria – “Alegra-te cheia de graça!”
Palavras-chaves sobre o Advento
Procure por músicas que contenham temáticas como a espera, esperança, vigilância, Reino, caminho, encontro, vinda do Senhor, etc.
Quais as figuras bíblicas chaves no Advento?
Segundo o prof. Felipe de Aquino: A Igreja se sente submersa na leitura profética dos oráculos messiânicos. Lembra-se de nossos Pais na Fé, patrísticos e profetas, escuta Isaías, recorda o pequeno núcleo dos anawim (pobres) de Yahvé que está ali para esperá-lo: Zacarias, Isabel, João, José, Maria. Aprofunde o conhecimento sobre a experiência que cada um deles fez de Deus.
Estude as leituras de cada domingo!
Estude as leituras dos quatros domingos de maneira a ter uma ideia geral e particular. Tente formular palavras ou frases que sintetizem a mensagem de cada domingo. Faça esta leitura de forma orante: repita diversas vezes e fique em silêncio, deixando que ecoe em seu coração palavras e intenções fundamentais. Sugiro a leitura do livro O Verbo Se Fez Carne, do padre Raniero Cantalamessa. Lá, você encontrará reflexões que podem aprofundar as leituras.
Marque a diferença deste tempo através dos arranjos
Busque soluções mais simples para o arranjo das canções. Menos instrumentação e polifonia podem ajudar a marcar a diferença deste tempo litúrgico com a festividade do tempo seguinte (Natal). Diz uma anotação oficial o Diretório litúrgico da CNBB:
“O órgão e os outros instrumentos musicais devem usar-se, e o altar orna-se com flores, com aquela moderação que convém ao caráter próprio deste tempo, de modo a não antecipar a plena alegria do Natal do Senhor. No Domingo Gaudete (3º do Advento), pode-se usar a cor-de-rosa (CB, n. 236).
Veja também:
:: Como cantar o Advento
:: Repertório especial de Natal
:: Músico, já preparou seu coração para o Natal?
Lembrando a instrução sobre música sacra (Musicam Sacram) de 1967 no parágrafo 64 diz:
“O uso de instrumentos musicais para acompanhar o canto, pode apoiar as vozes, facilitar a participação da assembleia e fazer mais profunda a assembleia. Porém, o seu som não deve cobrir as vozes, dificultando a compreensão do texto; de fato, os instrumentos musicais calam quando o sacerdote celebrante ou um ministro, no exercício do seu cargo, dizem em alta voz um texto próprio deles”.
O n º 65 acrescenta: “(…) os mesmos instrumentos musicais, sozinhos, podem soar no início, antes que o sacerdote chegue ao altar, no ofertório, na comunhão e no final da Missa”.
“O som, sozinho, desses mesmos instrumentos musicais não é permitido no Advento, na Quaresma, durante o Tríduo Sagrado, nas missas e nos ofícios dos mortos”, especifica o n º 66.
No entanto, enquanto os critérios acima mencionados são essencialmente ainda válidos, parece que haja uma pequena abertura para o som sozinho durante o Advento na nova Instrução Geral do Missal Romano (IGMR), que essencialmente repete uma norma adotada no Cerimonial dos Bispos de 1984 .
O n º 313 diz: “No tempo do Advento o órgão e outros instrumentos musicais devem ser utilizados com aquela moderação que convém à natureza deste tempo, evitando antecipar a alegria plena do Natal do Senhor”.
“Durante a Quaresma é permitido o som do órgão e de outros instrumentos musicais somente para apoiar o canto. São exceções, porém, o domingo Laetare (IV da Quaresma), as solenidades e as festas”.
Isto significa que a pura proibição do som expressado sozinho in Musicam Sacram é limitado agora à Quaresma enquanto que durante o período do Advento parece possível fazê-lo, ainda que com moderação e escolhendo música apropriada para este período.
Converse com o celebrante e com a equipe de liturgia
Sim, você precisa estar em uníssono com eles! De que adianta você pensar em um conteúdo se o sacerdote direcionou todo o sermão para outro lado? Da mesma forma, precisam estar todos em sintonia: os comentaristas, ministros extraordinários da eucaristia, coroinhas, equipe de acolhida, assembleia, etc!
Atento a todos estes pontos, com certeza você e seu ministério se preparará melhor para bem servir durante este período em que toda a Igreja repete: Vem Senhor!