Formação

O Senhor te chamou para avançar para águas profundas

Padre Edilberto vem nos dizer que o Senhor nos chama para águas profundas, e não para ficarmos à margem 

Meus irmãos e minhas irmãs, hoje, vemos a experiência do chamado do profeta Isaías; também Paulo, que vai falar um pouco do seu encontro com o Senhor, e o chamado dos primeiros apóstolos. O Senhor volta a insistir em sua vocação ao falar de chamado. O Senhor chamou Isaías, Paulo, Pedro, André, Tiago, João, e chama a mim e a você para águas profundas. 

Isaías conta do encontro com o Senhor. Mais do que isso. Não é o dia em que Isaías se encontrou com o Senhor, é o dia que o Senhor encontrou Isaías. O dia que ele deixou-se encontrar pelo Deus que sempre o procurou. Isaías fala de forma tão grandiosa, porque foi o dia que marcou a sua existência. E foi uma grande experiência quando Deus o encontrou. Ele viu anjos. O templo se encheu da glória de Deus com fumaça. Um templo alto, com um trono, onde estava o Senhor. E as portas do templo começaram a tremer. 

Eu não sei da sua experiência, mas eu me lembro da minha. Cada um tem uma experiência própria e particular de encontro com Deus. Eu senti mais ou menos como o que Isaías sentiu. A glória, o poder de Deus. No momento, eu imaginava que tinha anjos ali, mas nem queria abrir os olhos para não perder o momento. Eu digo para você, não me orgulhando, que aquela chama que ardeu dentro do meu peito só aumenta. 

Assim deve ser aquele que foi encontrado pelo Senhor. Ele não pode continuar a ser o mesmo de antes, precisa mudar. Essa chama precisa reacender todos os dias até o fim da sua vida. Precisa ir para águas profundas e não ficar à margem. 

No dia do meu encontro, eu tremia e chorava, porque nunca provei algo tão maravilhoso. Uma centelha, um pedacinho daquilo que nós provaremos na eternidade. Se nós, encontrados por Deus, fôssemos contar, ministros de música ou não, a experiência de ser encontrado pelo Senhor, teríamos algo maravilhoso para contar. 

Nós escutamos sobre o encontro do Senhor na vida de tantos, na história de salvação, no Antigo Testamento. Os patriarcas, os juízes, os profetas, os apóstolos, os discípulos. Todas essas histórias que nos inspiram e devem nos inspirar. Tantos mártires, que com suas histórias devem nos inspirar a ser cada vez mais de Deus.

Você, músico, ministro de música, você que já foi encontrado pelo Senhor, mas, por diversas situações que viveu, você acabou se distanciando d’Aquele que o chamou, d’Aquele que o encontrou e que lhe fez viver uma experiência tão maravilhosa, uma experiência de céu. Mas, por outras situações menores, você distanciou-se do Senhor. Eu digo para você: hoje, o Senhor quer reencontrá-lo. 

E aquele que até hoje nunca teve esse encontro pessoal com Deus, hoje é o seu dia. Onde você está neste momento, hoje é o dia que o Senhor quer encontrá-lo. É na Santa Missa que nós temos o altar, onde o Senhor Jesus, no sacrifício da cruz, nos salvará novamente.

Ele nos encontrará novamente. E a brasa que se acende do sacrifício vai arder o nosso coração. Nós estamos em um ambiente perfeito e preparado para o reencontro do Senhor conosco, e do encontro com aqueles que nunca tiveram a experiência. 

Quero reafirmar algo que todos nós já deveríamos saber. Deus o chamou a uma vocação, deu-lhe dons, chamou-o a um ministério, deu-lhe graças e bênçãos, tudo isso com um objetivo maior: salvá-lo. 

E aqui eu me direciono àqueles que estragaram o seu chamado. Porque nós somos mestres em estragar o chamado de Deus. Aqueles que hoje estão perdidos, mergulharam no erro. Eu digo para você, volta. Deus não desistiu de você. E ele nunca desistirá. Você, que está a ponto de destruir a sua vocação, ainda é tempo e hoje é o dia. Volta!

Como Deus disse a Pedro: “Avança para águas mais profundas e lança as redes novamente para pescar”. Quantas vezes você já disse ao Senhor que já tentou e não deu certo? Esquece o teu passado. O Senhor tem muito mais para você. Para salvar muitos você precisa deixar o Senhor salvá-lo. Ele sabe quem somos, é mestre em lidar com pecadores. Ele não espera estarmos preparados para nos chamar e nos enviar. Mas é preciso não abandonar o chamado. 

Jesus diz “não temas, avança para águas mais profundas”. Que graça tem ficar na margem? Deus tem muito mais lá no meio do mar. Os ministros de música, tantas vezes, ficam na margem, no pouco. Continuam naquilo que sabem, não acrescentam em nada. Aquele que canta, aquele que toca não busca saber mais, não estuda, continua, desde sempre, do mesmo jeito. E dá a desculpa de que “Deus aceita”. Não. Se é pra Deus, precisa ser o melhor. E o melhor é ir para águas profundas e não ficar à margem. 

E, hoje, não tem desculpa, com tantos cursos na internet. Ministro de música, não fique na margem. Deus quer lhe dar o melhor para salvar você e as almas. E é preciso lutar para não perder a salvação depois de ter levado muitos ao céu. Ministro de música, viva a santidade, não deixe que o inimigo o engane. 

 

Para conferir a pregação “O Senhor te chamou para avançar para águas profundas” completa acesse:

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.