Conheça os diferentes tipos de memória utilizadas por músicos
Existem mecanismos de memória que são auxílios para os músicos exercerem seu dom. Entre eles estão as memórias auditiva, estrutural, digital e visual.
A auditiva está relacionada às frequências e durações, permitindo o entendimento e reconhecimento de melodias e harmonias.
Já a memória estrutural diz respeito a maneira com que se entende e relaciona a introdução, a estrofe, o refrão e os interlúdios na sequência apresentada na canção. Isso acontece quando é preciso tocar o início de uma canção para lembrar o trecho adiante.
A digital vincula-se à digitação escolhida. Por isso, tende-se a escolher solos com a mesma repetição de dedos. Diante disso é preciso fazer a escolha mais eficiente de dedos.
Por fim, a visual proporciona a visualização de uma partitura escrita. A partir dela é possível visualizar mentalmente o trecho a ser tocado.
Esse texto não se trata de uma crônica ou uma poesia que relata as experiência de um músico, e sim, algo mais prático; para que você possa conhecer-se um pouco mais como músico, de um jeito bem simples e rápido.
Conheça mais sobre esses mecanismos de memória: