SAIBA MAIS

Os diferentes tipos de memória utilizadas por músicos

Conheça os diferentes tipos de memória utilizadas por músicos

Existem mecanismos de memória que são auxílios para os músicos exercerem seu dom. Entre eles estão as memórias auditiva, estrutural, digital e visual.

A auditiva está relacionada às frequências e durações, permitindo o entendimento e reconhecimento de melodias e harmonias.

Já a memória estrutural diz respeito a maneira com que se entende e relaciona a  introdução, a estrofe, o refrão e os interlúdios na sequência apresentada na canção. Isso acontece quando é preciso tocar o início de uma canção para lembrar o trecho adiante.

A digital vincula-se à digitação escolhida. Por isso, tende-se a escolher solos com a mesma repetição de dedos. Diante disso é preciso fazer a escolha mais eficiente de dedos.

Por fim, a visual proporciona a visualização de uma partitura escrita. A partir dela é possível visualizar mentalmente o trecho a ser tocado.

Esse texto não se trata de uma crônica ou uma poesia que relata as experiência de um músico, e sim, algo mais prático; para que você possa conhecer-se um pouco mais como músico, de um jeito bem simples e rápido.

Conheça mais sobre esses mecanismos de memória:


Augusto Cezar

Músico da banda DOM, compositor, escritor de 3 livros, professor e palestrante. Não sou nada do que realizei. Fui e sou tudo o que amei e amo. Além disso, não sou mais nada. www.augustocezarcornelius.com.br

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.