Formação

A Palavra de Deus deve ser nosso fundamento para compor com unção - Nicodemos Costa

A Palavra de Deus deve ser nosso fundamento para compor com unção – Nicodemos Costa

 

A Sagrada Escritura e as verdades de fé para compor com unção. Santo Agostinho diz que a leitura das Sagradas Escrituras é a vida da alma. As palavras que eu lhe dirigi são espírito e vida, diz São João, capítulo 6, versículo 63. Foi a leitura que preparou Santo Agostinho para voltar para Deus. Quando ele ouviu as palavras “toma e lê”, uma passagem da epístola de São Paulo, deu-lhe a luz decisiva que o arrancou do pecado e o levou à conversão.

Santo Agostinho vivia uma vida errada e, ao ler a Sagrada Escritura, viu o estado da sua alma, denegrida pelo pecado. Um homem dado a bebedeiras, a orgias. Ele foi iluminado, não só a sua mente, mas todo o seu ser, pela palavra de Deus, libertando-o da escravidão do pecado. A Palavra de Deus converteu o seu coração. E hoje deseja fazer o mesmo conosco.

Porque, mesmo que já sejamos de Deus, temos julgamentos, temos pensamentos, ideias que se opõem aos pensamentos de Cristo. Temos impurezas, e precisamos ser convertidos pela Palavra de Deus. É preciso pedir ao Espírito Santo que revele o que precisa ser convertido em nós. 

Hebreus 4,12, nos diz que a Palavra é viva e eficaz. Deus não é uma história que não me diz respeito, ou que só me toca quando coincide com algo que eu estou passando. A Palavra não se limita a momentos de aflição ou de necessidade de discernimento para alguma situação, mas também forma nossa mentalidade. 

Adrienne Von Speyr diz que junto com a palavra vem o sopro. Se você colocar a mão na frente da boca, com a palma virada para fora, e recitar um versículo que você saiba de cor, você vai experimentar o sopro. Quando Deus fala na Palavra, o Espírito Santo vem e age poderosamente. 

Por isso é tão importante falar o estudo bíblico em voz alta, e não apenas ler com os olhos. Porque nós vamos ouvir também a palavra proclamada, e ter o sopro do Espírito. Mesmo quando estamos sendo tentados, a Palavra de Deus vem em nosso socorro. É preciso ser enraizado na palavra, Cristo verbo de Deus. Deve-se ter o hábito de ler e orar com a Palavra todos os dias, como alimento. Se nos dedicássemos mais tempo à Palavra de Deus, a nossa alma já ganharia muito.

Essa experiência profunda com a palavra vai nos levar a descobrir que a Sagrada Escritura é uma importante fonte de composição. Fonte viva de composição. Davi lia, constantemente, a Palavra e alimentava sua vida espiritual com ela. Dali, brotavam os mais belos cânticos e Salmos que alimentavam o povo de Deus, e alimentam a Igreja até hoje. 

É muito interessante para nós como músicos, ministros de música e compositores, fazermos uma leitura da história de composição de Davi, Salmos recheados de outras palavras de Deus. Ele tinha uma unção profética, que produzia frutos na sua composição, profetizava o Messias. 

E hoje eu faço uma pergunta para nós compositores: Onde está a nossa unção profética nas nossas composições? No histórico das suas composições, você vê uma unção profética? É muito importante a gente se perguntar sobre isso. A palavra de Deus quer suscitar uma unção profética nas nossas composições. Para o Espírito suscitar sempre um canto novo.

Eu fiz a canção “Amar-Te mais” com 17 anos, sem violão, sem nada. Eu vinha sozinho me perguntando: “Senhor, por que nos pede algo que é tão difícil?”. Eu me via tão apegado aos meus entes queridos, apegado a mim mesmo, apego às coisas. E não conseguia amá-Lo mais que tudo aquilo. E Deus me dizia: para os homens isso é impossível, mas para Deus nada é impossível. 

 

Para conferir a pregação completa acesse:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.