Formação

Quais os Planos de Deus para o meu ministério

André Florêncio nos convida a refletirmos sobre os planos de Deus para o nosso ministério, confira!

 

Olá, Feliz 2022!

Que Nosso Senhor abençoe sua vida, seu ministério, seu chamado.

Quando um novo ano se inicia, somos incentivados a traçar novos planos, novas metas…

Fazemos nossos projetos, estabelecemos nossos prazos, mas lhe peço licença para perguntar: Quais os planos de Deus? Os planos que eu fiz, estão de acordo com a vontade de Deus? Não são respostas fáceis.  Mas deveriam ser.

Isso mesmo. Se somos de Deus, se temos certeza do nosso chamado, certeza do nosso ministério, deveríamos ter intimidade o suficiente com Ele para sabermos sua vontade em relação a nós. Mas porque, então, quando somos questionados sobre a vontade de Deus não temos a resposta? Acredito que há aí uma realidade humana e uma realidade Divina.

Vamos começar pela parte humana. Ouvir a Deus, se relacionar com Ele, estar em comunhão com Ele, é extremamente necessário para saber sua vontade. Se relacionar com a Sua palavra, os sacramentos, a Santa missa, a oração cotidiana. Onde está Nossa Senhora na sua vida? Os santos? Você tem sido uma pessoa que luta para ser um cristão autêntico ou já está se conformando com o mundo? Vamos ver o que São Paulo diz em romanos: “2.Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito.” (Rom 12, 2)

Se você está conformado com esse mundo, ou seja, se as coisas deste mundo já não são mais estranhas a você, mais difícil será descobrir a vontade de Deus na sua vida e no seu ministério. Pense nisso, não sou eu que estou dizendo, mas a própria Palavra de Deus.

Vamos falar da realidade espiritual, ela vem a partir da sua renovação pelo Espírito Santo, que gera confiança, que faz nosso coração disposto e cheio de coragem para que Deus realize a vontade Dele. Vamos fazendo nossos planos, traçando nossas metas, mas apresentamos tudo isso diante de Nosso Senhor. Fazemos os investimentos, vamos compondo, gravando, nos dispondo, mas sabendo que a qualquer momento, tudo pode mudar, pois estamos à disposição da providência Divina. 

Monsenhor Jonas já disse: “Eu dava o passo e Deus colocava o chão!”  Mas se Deus pode mudar tudo, porque planejar? Vamos unir as duas realidades?

Um coração unido a Deus, planeja, “monta” sua estratégia e posso até dizer: faz uma estratégia de guerra; porém, tem seu coração livre para abrir mão de tudo no momento que Deus achar necessário, sabendo que Deus, não despreza nada do que foi feito, mas aproveita de todas as realidades para o bem do seu servo. Mais uma vez temos essa certeza na palavra: “Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios.” (Rom 8,28)

Essa vida de serviço a Deus, é difícil, não é? Porquê não é uma vida mundana, não é uma vida terrena, então ela está além da nossa compreensão, nosso modo de pensar e ver as coisas não compreende o modo de pensar de Deus. Por isso a nós resta confiar.

Sonhe, faça seus planos, queira evangelizar, chegar a muitas almas, quanto mais de Deus você for, mais seus planos e sonhos estarão conforme a vontade de Deus, quanto mais do mundo você for, mais seus sonhos e planos estarão conforme a vontade do mundo.

São realidades opostas, Deus e o mundo.

Então nesse início de ano, após traçar todas as suas metas, calcular os investimentos, encher sua agenda de compromissos, submeta tudo isso à vontade de Deus e se lance…

Deixe Deus confirmar ou mudar tudo. Queira estar sempre sob a vontade de Deus. Queira estar sempre sob o efeito da sua graça

 

Feliz 2022!

Seu irmão, André Florencio

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.