Formação

Seja sábio(a) em seus relacionamentos

Seja sábio(a) em seus relacionamentos – Padre Adriano Zandoná

 

Com Deus, é sempre possível ser mais feliz. Se Deus for o chão, não terá nada capaz de derrubar. Eu sei que as batalhas vem. Você está vivendo hoje um dia de muitas batalhas, de muitas lutas, mas saiba que a tua força está em Deus. É, você mesmo. A sua força está em Deus. Não senhor. Com o poder do Senhor, com a sabedoria do Senhor, você será mais forte. Você pode ir mais longe. Pode superar aquilo que te causa dor, tristeza. Não desanima. Deus te ama, Ele te entende, Ele está com você e sua força está nele. 

Quando você firma o seu coração, sua vida, sua história em Deus, a tempestade não atende, ela não te abala mais, não te assusta mais. Como é bom, filho, filha, começará com essa certeza. A nossa força sem está em Deus, saiba disso, a tua força está Deus. Padre, mas eu não sou capaz de reconstruir a família, em minha vida, a minha o meu coração. A gente não é mesmo, sozinho você não é capaz, mas com Deus, com Ele, você é mais forte. Tudo você pode no Senhor, que te fortalece. 

Para quem é casado, e para quem se relaciona, tem um namoro, todo tipo de relacionamento, o que a palavra de Deus pode nos ensinar? As pessoas precisam muito dessa formação. E é interessante que a Bíblia, o catecismo da Igreja, está muito atento. Eu li as cartas de São João Paulo II, e que riqueza ele fala com as famílias, que poder. O papel da família no mundo de hoje. O catecismo fala que a família é a célula mater da sociedade, ou seja, a célula mãe, e solidifica tudo na nossa sociedade. Então é muito bom poder falar sobre isso. Todos nós nos relacionamos de alguma forma.

Como informado(a) nos seus relacionamentos? Veja só o que a palavra de Deus tem a nos dizer: Colossenses, capítulo 4, versículo 5 e 6. São Paulo estava falando dos relacionamentos. A gente tem que se relacionar bem com quem está dentro de casa, com quem participa da comunidade, da Igreja, da família. É desafiador, tem que ser cumprido todo dia. Mas também, se relacionar com quem está fora. É um versículo que eu gosto muito quando eu reflito sobre relacionamento.

São Paulo está dizendo: que a sua conversa seja agradável. Tem gente que acha que tem o direito de bruto ser. Ele está falando também sobre a importância de usar bem as palavras. Gente, relacionamentos são por uma sabedoria na administração das palavras. Tem gente, infelizmente, que usa as palavras como armas para ferir, diminuir, depreciar o outro, sabe? Para fazer com que ele se sinta mal se sinta culpado. E tem várias estratégias, porque tem gente que acha que se relaciona sem sabedoria ou usa palavras somente quando a pessoa ofende ou é demais, mas nem sempre é assim. 

 Às vezes a gente é prejudicado Às vezes também quando a gente usa as condições de maneira ruim, sempre nas condições como vítima. Sempre nos justificando. Assim, em um relacionamento, seja de esposo para o amigo, pai e filho e pai, você se coloca como vítima da mensagem seguinte para o outro: eu sou um coitado e você é a esposa, o responsável ou a sua esposa culpada por todos os meus problemas. Você a causa de infelicidade na minha vida – é mais ou menos isso que você está falando.

 

Para conferir a pregação “Pra Ser Feliz – Seja conhecedor(a) em seus relacionamentos” completa:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.