FORMAÇÃO

Você acredita na eficácia do seu ministério?

Você acredita na eficácia do seu ministério, da música que você produz, do serviço que você presta a Deus e à Igreja?

Veja bem, o ministério que exerço não é somente um momento onde vou curtir o que gosto de fazer, mas um serviço de extrema importância, prestado a Deus e à Igreja, como já partilhamos outras vezes. Então, preciso acreditar que Deus pode me usar para falar com as pessoas por meio da minha música.

Que o Senhor nos dê a graça, neste momento, de nossos olhos se abrirem ao grande dom que temos, e, investindo nele, possamos exercê-lo com eficácia cada vez mais.

O que é eficácia?

É a capacidade de produzir efeitos, de tornar algo real, se assim posso dizer. Na Missa, no grupo de oração, louvor e show, a música precisa produzir o efeito de preparar os corações, levá-los até Deus e afugentar o demônio. A música precisa tornar real a presença de Deus na vida daquelas pessoas, não pela emoção, mas pela unção. Se é assim, não conseguimos fazer isso sozinhos, e é também uma conquista.

Tocar uma canção emociona quem a escuta. Às vezes, emoção que a canção produz quebra o coração. Quantas vezes alguma música secular, que fala de família, de amor e bondade tirou lágrimas dos nossos olhos! Nós precisamos tocar nossas músicas não para fazer as pessoas chorarem, mas para que elas se encontrem com Deus. Isso produz nelas lágrimas, alegria, mas o objetivo é promover o encontro com Deus.

Só promove o encontro com Deus quem se encontrou com Ele. Não há como você dizer para alguém que algo é bom sem antes ter experimentado. Não há como promover o encontro das pessoas com o Senhor se antes eu não me encontrei com Ele.

Sem testemunho não há eficácia

Eu preciso ser alguém que luta para ser santo, e se luto, é porque me encontrei com o Senhor pessoalmente e estou convencido de que Ele é o caminho certo; assim, vou cantar e tocar aos outros, para que eles também se encontrem com o Senhor. Percebam: existe luta, testemunho e serviço.

Como eu disse acima, não conseguimos fazer nada sozinhos, mas nossa parte é essa luta, esse testemunho e serviço, e o Espírito Santo vem dando eficácia ao nosso ministério. É um trabalho em conjunto, e a luta faz com que busquemos ser santos com tudo o que engloba a santidade. O testemunho vem com a luta e o serviço, e é o que fazemos após o sim ao nosso chamado. No nosso caso, o ministério de música e a eficácia, ou seja, a realização, o efeito e a mudança o Espírito Santo faz.

Preciso também acreditar no meu ministério e na eficácia dele, pois não há como fazer algo que eu mesmo não acredito. Seria o mesmo que dizer: experimente isso ou aquilo, é bom, mas eu mesmo nunca o experimentei, nem acredito que seja tão bom assim. Por isso, a importância da experiência pessoal com o Senhor ser o norte da busca de santidade e do trabalho.

Lembre-se: o nosso ministério não é o fim, o fim é o Senhor, o ministério do matrimônio só é realizado por um meio. Deus quis contar conosco, mas Ele nunca vai além da nossa liberdade. Se quer ter um ministério eficaz, então busque ser santo. Essa busca refletirá na sua música e o Espírito Santo fará o restante.

Deus abençoe seu caminho e sua luta.
Grande abraço e até a próxima.
Continuo lutando.


André Florêncio

André Florêncio, André Florêncio é músico, cantor, animador, instrumentista e missionário da Comunidade Canção Nova. Fez curso de aperfeiçoamento na EMESP, gravou seu cd solo “Meu encontro” e é autor do livro “Musica: chamado e serviço”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

Este conteúdo foi plublicado na(s) categoria(s) Formação.
↑ topo