22 de novembro: Dia do músico

A Gravadora Canção Nova parabeniza todos os músicos e instrumentistas

Santa Cecília, Padroeira dos Músicos 

 

É comemorado no dia 22 de novembro o Dia do Músico, dia dedicado à Santa Cecília, nomeada como padroeira dos músicos e da música sacra em 1594, pelo Papa Gregório XIII. A data corresponde a seu nascimento e o dia ficou mundialmente conhecido como o “Dia da Música”.

Santa Cecília ganhou este título devido ao relato da sua paixão: “Na hora de se casar com Valeriano, enquanto os órgãos tocavam, ela começou a cantar ao Senhor, em seu coração”.

Papa Francisco para os músicos 

Um bom músico sabe o valor do silêncio, o valor da pausa“, Papa Francisco

A Igreja, observou o Papa, é chamada a estar próxima das pessoas nos momentos de alegria e de tristeza, para oferecer a elas “a companhia da fé”. Neste sentido, “a música e o canto permitem tornar estes momentos únicos na vida das pessoas, porque permanecem como uma recordação preciosa que marcou suas existências”.

A Canção Nova e a música 

A música na Comunidade Canção Nova é muito marcante. Monsenhor Jonas Abib, fundador da comunidade, pediu este dom quando ainda era um menino: 

Eu era garoto, de 12 a 13 anos. Na festa de Santa Cecília, a padroeira da música, pedi na hora da benção do Santíssimo, com simplicidade de criança: “Senhor, se a música for importante para mim, quando eu for padre, abra as portas para que eu aprenda.” Houve uma resposta imediata.

Naqueles dias vieram nos perguntar quem gostaria de aprender instrumentos da banda. Havia banda no seminário e fui aprender requinta, um instrumento bem semelhante à clarineta: o instrumento mais agudo da banda. Já comecei tocando.

Estávamos próximos do Natal. A festa de Santa Cecília é em 22 de novembro e era preciso reforçar o coral. Fizeram o convite para fazer parte dele. Fiz o teste, entrei e já comecei a cantar naquele Natal. No mês de janeiro, perguntaram quem queria aprender a tocar piano. Fui aprender piano. Era o Senhor investindo em mim.

Nem imaginava o que o Senhor ia fazer comigo a partir da música. Deus não estava investindo em mim à toa! Ainda menino, cantava canto gregoriano, que é o melhor preparo para a voz. Deus investiu!

E foi tanto investimento de Deus na vida de Padre Jonas que os frutos vieram. Seus filhos espirituais continuam a cantar essa canção nova. É o caso da regente do Coral Canção Nova, Juliana Moraes:

“A minha vida sempre foi movida pela música. Estando na Canção Nova, tenho este privilégio de poder consagrar, cem por cento, a minha musicalidade a serviço da evangelização. É uma honra ser eleita por Deus para viver uma missão tão grandiosa como essa e Santa Cecília me acompanha como uma grande amiga e intercessora”.

Uma mensagem a todos os músicos

Em seu livro, Músicos em Ordem de Batalha, Monsenhor escreveu a todos os cantores e instrumentistas. Deixamos, aqui, esta mensagem para incentivar você, músico, instrumentista, a crescer no seu ministério deixando-se lapidar pelo grande Artista, o Espírito Santo:   

Só o homem novo canta o canto novo, e o mundo precisa desse canto, porque é vida nova. O Espírito Santo canta o canto novo, Ele, por excelência, é o Artista. Meu filho, minha filha, eu e você só vamos cantá-lo à medida que formos nos tornando homens novos e mulheres novas com a vida renovada.

Muitas vezes, pensamos só no cantor, mas você, instrumentista, também precisa aprender a cantar o cântico novo com os seus dedos. 

E você é o primeiro que precisa ser profundamente espiritual, pois, sendo do Espírito, seu toque será diferente. Por ser um homem do Espírito, sua batida será nova, uma nova tirada, novos acordes, porque serão tocados de maneira renovada, à maneira do Espírito Santo de Deus.

 “O Senhor pede de nós, músicos, radicalidade”

E é preciso também ter qualidade na nossa música, a fim de atingirmos essas ovelhas do rebanho. Não nos envergonhemos do testemunho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Realmente é isso: somos músicos em ordem de batalha; não uma batalha para matar, mas para salvar. É preciso ter instrumentos abrasados, cordas vocais abrasadas pelo mesmo Espírito. Vista a camisa do homem novo, que tem as cordas vocais abrasadas para cantar um canto novo.

A Produtora Musical Canção Nova deseja um Feliz Dia do Músico a todos os músicos, que continuem firmes na fé e no seu ministério. Que Santa Cecília os inspire e que o Espírito Santo de Deus os fortaleça e lhes dê sempre um cântico novo! 

“Cantai ao Senhor um cântico novo. Cantai ao Senhor, terra inteira” (Salmos 95)

Clara Negre 

Gravadora Canção Nova

@musicacancaonova

@musica.cancaonova 

Música Canção Nova

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.