Pentecostes

Melodia e partitura do Salmo 103

Aprenda a cantar o Salmo 103 com Cassiano Meireles

O canal da música traz para você a sugestão de melodia do Salmo 103, que será entoado na liturgia deste domingo, dia 24, Solenidade de Pentecostes.

Ouça:

“Enviai o vosso Espírito Senhor e da terra toda a face renovai”.

 

:: Baixe a partitura do Salmo 103

Melodia_e_partitura_do_Salmo_103

Pentecostes

Pentecostes significa “quinquagésimo dia”. Era uma festa de ação de graças em que os judeus, com grande alegria, celebravam a colheita do trigo. A comemoração acontecia sete semanas depois da festa da Páscoa, no quinquagésimo dia, por isso era chamada, também, “festa das sete semanas”.

Cinquenta dias depois da Páscoa, no primeiro Pentecostes depois da Morte de Jesus, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (cf. At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino de Deus.

“[…] ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai, a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias” (At 1,4-5).

Adquira o CD: Cantando Salmos

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo