Alguns cuidados são importantes para manter a voz saudável
A voz é nosso principal meio de comunicação com o próximo. Ela é um som produzido na laringe pelas cordas vocais e pode manifestar-se de diferentes formas: fala, canto, riso, choro, grito etc.
Como a voz é produzida?
A voz é produzida na garganta, mais corretamente na laringe, órgão situado no pescoço no qual ficam as cordas vocais. Lembrando que as cordas vocais não são cordas, como as dos instrumentos musicais. Esses pequenos tecidos musculares ficam na parede da laringe e o correto é chamá-los de “pregas vocais”.
Quando inspiramos, as pregas vocais se afastam e o ar passa pelos pulmões. Quando vamos falar, o ar sai dos pulmões e as pregas vocais se aproximam e se unem, e o ar, ao passar de modo apertado através delas, faz com que elas vibrem e gerem a voz.
O som oriundo das pregas vocais é baixo e precisa receber amplificação para ser ouvido. Ele é amplificado enquanto passa pela faringe, pela boca e pelo nariz, órgãos chamados de cavidade de ressonância. Além de ser amplificado, o som é moldado pelos movimentos da língua e dos lábios para formar as palavras.
Quais são os principais cuidados que devemos ter com a voz?
A água é muito importante para o bom funcionamento de todo o nosso corpo, especialmente para a produção da voz. O ideal é beber vários copos de água por dia. A hidratação permite que as pregas vocais vibrem livremente, diminui o atrito entre elas e faz as secreções da laringe ficarem mais líquidas e fáceis de ser eliminadas.
As emoções refletem-se diretamente na voz. A ansiedade, a tristeza, o nervosismo e a raiva podem causar alterações na emissão dela, gerar cansaço ao falar, voz fraca, sensação de nó na garganta e outros sintomas. Esses sintomas podem acontecer com todos e costumam desaparecer quando a pessoa se acalma. No entanto, se estes ocorrem com frequência, significa que a pessoa adquiriu um modo de falar tenso, com esforço e há a necessidade de buscar tratamento com um profissional da área.
Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com
O fumo é extremamente prejudicial ao aparelho que produz a voz: o trato vocal. A fumaça do cigarro agride todo o sistema respiratório, incluindo as pregas vocais, bem como todo o organismo. O fumante apresenta irritação na garganta, tosse e pigarro constantes e maior facilidade de adquirir infecções. E o mais importante a ser lembrado é que o fumo é a maior causa de câncer de pulmão e de laringe.
Bebidas alcoólicas também causam irritação no trato vocal. O álcool anestesia a garganta e a pessoa faz abuso da voz sem perceber.
Da mesma forma, pigarrear com frequência é um hábito péssimo para as pregas vocais. Quando pigarreamos uma prega vocal entra em atrito com a outra, podendo levar ao aparecimento de lesões. Pigarrear é sempre um vício. Quanto mais se pigarreia, tanto mais se tem vontade de fazê-lo. Para limpar a garganta, respire fundo pelo nariz, engula a saliva e tome água. Se o pigarro se mantiver, é sinal de que algum problema está ocorrendo e o médico deverá ser procurado.
Tossir também é um grande abuso para as pregas vocais, pois elas se chocam com violência ao tossirmos. Por essa razão, a tosse crônica também deve ser tratada por um médico.
O grito também é uma das formas mais agressivas de abuso vocal. Há um esforço enorme dos músculos da laringe e das pregas vocais sempre que a pessoa grita. Falar em ambiente barulhento também acarreta um grande esforço para a emissão da voz. Para tentar vencer o barulho de fundo, aumentamos o volume da voz e, com isso, há uma força acentuada dos músculos, o que gera a fadiga vocal.
O ar-condicionado diminui a umidade do ar e resseca o trato vocal. Quem fica muito tempo em ambientes em que há esses aparelhos deve aumentar o consumo de água. Isso vale também para quem fica exposto ao ar dos ventiladores.
Leia também: Como eu faço para achar meu tom?
Cuidar da saúde geral, também faz bem à voz. Alimente-se bem, ingerindo verduras, legumes e frutas. Procure evitar alimentos gordurosos e processados. Alimente-se de três em três horas. Não consuma alimentos que geram refluxo, como os derivados do leite. Evite também o café, refrigerante e bebidas geladas. E procure evitar também tudo o que gera choque térmico, como por exemplo: No inverno tomar banho quente, lavar a cabeça e em seguida sair na friagem é pedir para ficar com gripe. Seja prudente. Cuide desse instrumento maravilhoso que você tem: a sua voz.
Vale a pena lembrar que esses cuidados não devem ser tomados somente por quem canta. Todos nós usamos a voz para nos comunicar. Portanto, todos nós precisamos cuidar bem desse importante meio de comunicação.
Deus o abençoe!
Fonte de pesquisa: Grupo de Voz Otorrinolaringologia – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.