Formação

Músicos, perseverem até o fim - Pe. Delton Filho

Músicos, perseverem até o fim – Padre Delton Filho

O Senhor nos reúne, aqui, para ouvir a palavra do coração d’Ele. Assim como é sacrilégio, assim como é pecado deixar cair uma hóstia no chão, é também sacrilégio deixar a palavra cair no chão. Em cada missa, temos a oportunidade de ter contato com o pão da palavra e o pão da eucaristia, ambos merecem o mesmo respeito. A palavra é o pão, o verbo de Deus, que chega até nós e precisa ser guardada. 

Talvez seja difícil guardar a palavra, mas é um imperativo para o cristão. Assim como o sacrário guarda o pão eucarístico, o nosso coração precisa guardar a palavra, porque é a forma de colocarmos em prática o que Deus manifestou em nossa vida. Há um espaço sacrossanto dentro da tua alma que nem o demônio pode entrar, é privado, Deus reservou. E é ali onde a voz do Senhor ecoa.

A música tem a capacidade de tocar espaços dentro de nós e de nos favorecer experiência de decisão. E a música munida da palavra de Deus se torna um chamariz, uma grande oportunidade de conversão para nós. E essa palavra estimula a nossa missão, Deus derrama graças particulares sobre você.

A eucaristia é uma bela composição de Jesus, não sei se você sabe, mas Jesus cantava também. E quando ele canta os salmos ele conclui uma das mais belas composições de sua vida. Na véspera de sua morte, Jesus institui o sacramento da vida. Na hora da traição Ele institui o sacramento do amor misericordioso. Quando você passa por essas situações de confusão, dúvida, que tipo de composição brota do seu coração?

Por favor, meus irmãos, guardem bem isso: o ser humano é o que contempla. Você se torna aquilo que você contempla. Pessoas que ficam contemplando o passado retrocedem, o passado ensina, mas não é para ser contemplado. E pessoas que contemplam demais o futuro, podem até ser visionárias, mas acabam divididas no presente. 

Pessoas que assistem demais determinada classe de filmes acabam se acostumando com isso. Nós ficamos horrorizados com crimes, assassinatos, tiroteios. A pessoa que fica assistindo filmes assim não percebe em 90 minutos umas 500 pessoas morrem. É muito sangue derramado e a  pessoa fica vibrando, comendo pipoca ainda. E começa a entrar no espírito da coisa, se acostuma.

Nós nos tornamos aquilo que contemplamos. Eu preciso contemplar mais Jesus. Qual é a qualidade da sua adoração? A intimidade eucarística é o tipo de testemunho difícil de improvisar. Quem tem intimidade eucarística tem mesmo, quem não tem a gente percebe logo. Talvez o que nos dificulta enxergar Jesus no nosso irmão de ministério é porque nós contemplamos pouco a Jesus. Por isso é preciso que perseverem.

Reserve um pouco mais de tempo e neste tempo mais qualidade. É tão bonito o que o Eugênio Jorge nos falou. Tem gente que comunga muito, mas tem pouco de Jesus. É um papa-hóstia, não perde uma. Tem gente que vai a três missas por dia. Eu quero propor a você um caminho de espiritualidade eucarística. Da adoração, mas também da missa. Como você participa da missa? Qual é o grau de qualidade da missa que você participa? Qual o evangelho de ontem? Tem gente que não lembra. Nós precisamos dar qualidade na participação da missa, qualidade na comunhão.

A maior honraria de um ministro é fazer com que alguém se encontre com o Senhor por meio da música. Você se lembra da música da sua conversão? Uma música que favorece a conversão de alguém é um prêmio maravilhoso para um compositor, para um intérprete. E para isso você precisa estar em comunhão com o Senhor. Perseverem!

Deus nos dá muitas graças sem pedirmos, mas existem graças que temos que pedir muito. Como a graça da perseverança final. Começar, muitos começam, continuar, alguns continuam, mas perseverar até o fim é para quem recebeu a graça da perseverança. Músicos, perseverem até o fim.

 

Para conferir a pregação “Músicos, perseverem até o fim” completa acesse:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.